Notícias

Dia da Assistência social deve ser de luta, diz Fernanda Magano

Data vem em época de desmonte e retrocessos nas políticas públicas

Neste dia 7 de dezembro se comemora no Brasil o Dia Nacional da Assistência Social. A data existe desde 2002 e é referente aos 25 anos da Lei Orgânica da assistência social, aprovada nesse mesmo dia em 1993.

A data é significativa pois o momento de desmonte das políticas sociais, que vem desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016 vem avançando brutalmente. Basta observarmos dados da Oxfam Internacional para ver que a desigualdade social no país parou de cair depois de 15 anos de queda.

Além disso o governo Michel Temer cortou o repasse de R$ 77,8 milhões destinados aos Centros De Atenção Psicossocial (CAPS), prejudicando milhões de pessoas. Junte-se a isso a chamada “nova” política de saúde mental que prioriza as chamadas “comunidades terapêuticas” ao invés de um tratamento humanizado.

“Em tempos de tanta incerteza, o Dia Nacional da Assistência Social não é uma data a se comemorar. Os cortes dos recursos públicos e o desmonte das políticas de assistência social são as ameaças frequentes, além da filantropia e do assistencialismo atrelado ao ‘primeiro damismo’. Deste modo que seja então um dia de luta para o cuidado e garantia de direitos da população brasileira”, apontou a presidenta do SinPsi Fernanda Magano.

Deixe um comentário