Notícias

Dia de conscientização do autismo alerta para falta de políticas públicas e preconceitos

Na última segunda-feira (2) foi celebrado o Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Estima-se que há, somente no Brasil, 2 milhões de autistas. O número crescente vem sendo motivo de debate na sociedade: como essas pessoas são incluídas no sistema educacional, saúde e no mercado de trabalho, além do preconceito que sofrem e do tratamento adequado para elas.

“O dia 2 de Abril se faz muito importante para as pessoas com autismo, não só para conscientização da necessidade de equidade no desenvolvimento individual de cada indivíduo, mas também como pessoa de direito, onde mais do que nunca, temos que lutar para ampliar politicas públicas que garantam o desenvolvimento dentro da singularidade de cada um”, apontou o psicólogo e membro da direção do SinPsi, Douglas Vicentin

Segundo a Associação Brasileira de Autismo (Abra), que lançou uma cartilha em 2017, o Transtorno do Espectro Autista pode ser identificado desde as idades mais precoces e se define por alterações que estão presentes na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Confira essa vídeo que explica o autismo de forma didática:

Deixe um comentário