Em destaque, Notícias

Dia Mundial da Saúde em defesa do SUS

ENTIDADES LANÇAM MANIFESTO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA

E PELO FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL

Às vésperas da comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Frente Ampla em Defesa do SUS, articulação que reúne dezenas de entidades do movimento popular e social, como a Abrasme (Associação Brasileira de Saúde Mental), entidades sindicais, entre elas o SinPsi, conselheiros de saúde, partidos políticos e parlamentares lançou um manifesto em defesa do SUS e da saúde pública.

O documento ressalta os avanços ocorridos no último ano, com a retomada de programas que foram paralisados pelo governo anterior, como o Programa Nacional de Imunização e o Mais Médicos. mas alerta para o descaso de alguns governos. “A participação social, através dos conselhos de saúde e das assembleias a nível federal, se fortalece para
enfrentar os retrocessos como os ocorrido no Estado e na cidade de São Paulo, onde a participação é impedida ou
desrespeitada pelos governos”.

As entidades denunciam, também, o desmonte promovido pelos governos do estado e da capital de São Paulo, na área da Saúde. “Todas as unidades básicas de saúde da capital estão sob a gestão de OSSs, portanto, é quem determina a política de saúde pública, com isso 70% de toda receita da saúde é para pagar as OSS’s. São Paulo precariza e subfinancia a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sucateia os centros de atenção (CAPS), os centros de convivência e cooperativas (Ceccos) e o Programa de Redução de Danos. Tira dinheiro de políticas de cuidado em saúde mental, reconhecidas nacional e internacionalmente, para pôr em comunidades terapêuticas.” … “Junto com a iniciativa privada, chegam empresas estrangeiras para disputar o dinheiro que deve financiar o direito à saúde que passa a ser tratado como mercadoria. No Congresso Nacional, vemos propostas de comercialização do sangue e até de partes do corpo humano.”

Leia abaixo a íntegra do documento.

Atos ocorrem neste dia 5

Como parte das atividades do Dia Mundial da Saúde, a Frente Ampla em Defesa do SUS está, também, organizando um ato nesta sexta-feira, 5 de abril.

A concentração acontece às 10h em frente à Secretaria Municipal de Saúde e se desloca até a Secretaria Estadual de Saúde, promovendo panfletagem do documento durante o trajeto.

O SinPsi estará com representantes neste ato e convida a todas/os que possam participar e compartilhar o documento. Queremos saúde de qualidade para a população e isso só se obtém com políticas públicas que tenham como foco o ser humano, em contraposição à iniciativa privada, que visa, principalmente, o lucro, o lucro e o lucro.


Related Posts