Notícias

Dia Nacional de Luta: Sindicatos e subsedes da CUT/SP mobilizados

Nesta quinta (11), CUT São Paulo realiza, por meio de suas subsedes e sindicatos filiados, diversos atos públicos, panfletagens e paralisações em todas as regiões do estado. As atividades integram o Dia Nacional de Luta, que reúne a CUT e demais centrais sindicais em mobilização unificada para destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes ministeriais.

Entre as principais reivindicações da pauta unificada estão: redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; contra o Projeto de Lei 4330/04, que amplia as terceirizações e precariza os empregos; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; 10% do PIB para a educação e 10% do Orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

A pauta da classe trabalhadora reivindica, ainda, ações: por reforma política; reforma urbana;  democratização dos meios de comunicação; contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas; contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais; contra a aprovação do Estatuto do Nascituro e pela punição dos torturadores da ditadura.

Confira as atividades programadas em São Paulo*:

CAPITAL

10h – Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 (Metrô Clínicas)

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de SP (SindSaúde-SP) fará assembleia em frente à Secretaria Estadual de Saúde

12h, no vão livre do Masp –  Avenida Paulista nº 1578

Bancários, petroleiros, eletricitários, químicos de São Paulo e outras categorias participam de panfletagens e ato público

ABC

Panfletagens e atos públicos nas cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo e Mauá.

– 7h, Diadema: Concentração no Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema), à Av. Antônio Piranga, 1156 – Vila Dirce, com caminhada para ato público (local a definir). 

– 6h, em Mauá: em diversos pontos da cidade, panfletagem com participação de petroleiros, químicos do ABC, confecções do ABC, construção civil de Santo André, entre outras categorias.

– 8h, Santo André – Concentração na Rua Dona Gertrudes de Lima nº 202 caminhada para ato público no Paço Municipal (Praça IV Centenário, 1 – Centro)

– 5h30, São Bernardo do Campo: Concentração a partir das 10h para ato público no Paço Municipal.

BAIXADA SANTISTA

12h, em Santos: ato público na Praça Mauá. Diversas categorias farão panfletagens e atos públicos ao longo do dia nas seguintes localidades: 

– Santos – Av. Martins Fontes  (entrada da cidade)

– São Vicente – Av. Presidente Wilson (divisa) 

– Guarujá – Rua do Adubo

– Cubatão – Av. Joaquim Miguel Couto nº 337  (em frente ao Sindicato da Construção Civil)

BAURU E REGIÃO

– 5h às 14h, em Bauru: várias categorias farão panfletagem nas bases com distribuição de carta aberta à população. A partir das 15h, concentração na Praça Rui Barbosa e caminhada até a Praça D. Pedro II para ato público em frente à Câmara Municipal. 

– Marília: passeata e panfletagem ao longo do dia em várias regiões da cidade

– Jaú: panfletagem em várias regiões da cidade ao longo do dia com a participação de papeleiros, gráficos, calçadistas, práticos em farmácia, entre outras categorias. 

CAMPINAS

Diversas categorias em panfletagens e atos públicos

9h – concentração na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro) com caminhada pela Avenida Dr. Campos Sales

10h30 – concentração no Largo da Catedral com caminhada até o Largo do Pará

JUNDIAÍ

Centro – atos públicos e panfletagens ao longo do dia

4h30, Distrito Industrial: panfletagem e diálogo com trabalhadores (as); realização de assembleia entre 8h e 9h (local a definir)

MOGI DAS CRUZES

Até 13h, panfletagem e ato público reunindo várias categorias no calçadão (R. Dr. Deodato Wertheimer nº 1374)

A partir das 14h, categorias seguem para ato na capital, na Avenida Paulista nº 1578 (vão livre do Masp)

OSASCO

Diversas categorias em panfletagem ao longo do dia nas empresas da região, além de caminhadas pela cidade e panfletagem na estação de trem da CPTM. A partir das 12h, categorias seguem para ato na capital, na Avenida Paulista nº 1578 (vão livre do Masp).

OURINHOS

6h, na R. Nove de Julho nº 496: mobilização e panfletagem no pátio da Prefeitura Municipal

11h, no Distrito Industrial II: panfletagem e diálogo com os trabalhadores.

RIBEIRÃO PRETO

Ao longo do dia, panfletagens em praças e principais avenidas da cidade. A partir das 16h, ato público na Rua Tibiriçá com calçadão, no centro da cidade.

SOROCABA

Até às 10h, panfletagem no Parque Industrial. A partir das 15h, concentração na Praça Cel. Fernando Prestes para ato público em conjunto com os movimentos sociais.

VALE DO PARAÍBA

A partir das 5h, diversas categorias participam de panfletagens e mobilizações em vários pontos nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí. No período da tarde, a partir das 13h, categorias seguem para ato público na capital, na Avenida Paulista nº 1578 (vão livre do Masp)

*programação de atividades sujeita à alterações

Deixe um comentário