Notícias

Diálogo Digital do CFP debate Referências Técnicas em Mobilidade e Trânsito

Debate on-line no dia 28 de fevereiro reafirma o compromisso da categoria com os Direitos Humanos nos processos de mobilidade

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, na quinta-feira (28), o Diálogo Digital de lançamento das Referências Técnicas para atuação em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito. O debate será transmitido ao vivo a partir das 16h pelo site e redes sociais do CFP.

O evento visa dar mais detalhes do documento das Referências Técnicas em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), lançado em novembro de 2018, durante V Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP), em São Paulo.

Elaboradas no âmbito do Crepop, as Referências demarcam o posicionamento do CFP em relação ao tema, em consonância com deliberações do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e reafirma o compromisso da categoria com os Direitos Humanos nos processos de mobilidade.

O documento demonstra as possibilidades de atuação da Psicologia no âmbito das políticas públicas de mobilidade humana e trânsito, propondo uma reflexão que localiza a centralidade das pessoas (motoristas ou não) em seus deslocamentos por seus diversos meios: a pé, por bicicletas, transportes públicos, veículos individuais e veículos de transporte de cargas.

Participam do debate on-line a conselheira do CFP e coordenadora do Crepop, Clarissa Guedes, e as(os) psicólogas(os) especialistas contexto do trânsito, Gislene Macedo, Renan Soares Júnior e Fábio de Cristo.

Você pode participar do Diálogo Digital, mandando perguntas para o email comunica@cfp.org.br, pelo WhatsApp (61-9.9554-5738) ou pelos canais do CFP nas redes sociais usando a hashtag #DiálogosCFP.  O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido pelo site do CFP, Facebook e Youtube do Conselho.

Confira as(os) convidadas(os)

Clarissa Guedes (mediadora) – Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Conselheira do CFP e coordenadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). Foi Conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (2013-2016). Atua como Psicóloga na Comarca de Campina Grande do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Gislene Macedo – Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Mestre (MPhil) em Psicologia – University of Manchester, Reino Unido (1998) e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2005).

Fábio de Cristo – Doutor em psicologia. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Administrador do portal de psicologia do trânsito.

Renan Soares Júnior – Especialista em Psicologia do Trânsito ( CFP). Mestre e Doutorando em Psicologia pela UCDB – MS. Atualmente é Professor e Supervisor de Psicologia do Trânsito (UCDB-MS).

Deixe um comentário