Notícias

Diante de enchentes, Kassab diz que resultado de investimentos da prefeitura já aparece

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (8), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab comemorou as obras dos rios Aricanduva e Pirajussara. Enquanto a Marginal Tietê e Pinheiros estão alagadas e com diversos pontos intransitáveis, o prefeito afirmou que o trânsito na capital paulista “não foi o caos”.

A cidade têm 90 quilômetros de congestionamento às 11h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Dos 100 pontos de alagamento, 25 estavam intransitáveis. Segundo a prefeitura, foram 90 milímetros de precipitação, equivalentes a 70% de toda a chuva prevista para o mês.

Os bairros da Vila Prudente, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e São Mateus estão em estado de alerta máximo. Na Vila Prudente mais de 800 pessoas estão desalojadas, segundo o responsável da defesa civil.

Kassab agradeceu à imprensa e à defesa civil por alertar a população sobre os efeitos das chuvas. Ele atribuiu ao volume excessivo de pluviosidade o fato de haver muitos pontos de alagamento. Ele lamentou ainda a morte ocorrida durante a madrugada por causa da chuva. Por enquanto, cinco mortes foram registradas.

“O importante é que as obras do Aricanduva suportaram os efeitos da chuva”, afirmou. “Em relação ao rio Tietê, a secretária Dilma (Pena, de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) avalia como fazer para o escoamento das águas ocorrer mais rápido”, sustentou.

Kassab alegou que a área das cabeceiras do rio foi a mais atingida pelas chuvas e garantiu que, com a reversão da ação das bombas em barragens pelo Tietê devem fazer o nível da água baixar.

Questionado sobre o que a prefeitura faria para evitar que os paulistanos voltassem a enfrentar o caos como o desta terça, Kassab discordou de que os problemas fossem tão graves. “Vão continuar a ser desenvolvidas ações da prefeitura junto às áreas de risco”, disse. “Isso mostra o acerto da ação da prefeitura, de remover famílias”, completou.

“A Cidade se prepara para enfrentar as chuvas, os investimentos são expressivos, é o maior volume já foi feito”, desafiou.

O secretário Municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que os automóveis multados no período da manhã dentro do rodízio municipal terão suas multas canceladas automaticamente. “Não precisa entrar com recurso”, afirmou. No entanto, segundo ele, o rodízio continua no período da tarde, até nova avaliação.

Moraes disse ainda não ver ligação entre a enchente na marginal do Tietê com as obras de ampliação realizadas ao longo das marginais. “A estratégia de escoamento está indo muito bem”, finalizou.

Deixe um comentário