Notícias

Dirigente do SinPsi participa de dois Congressos nesta quarta (23)

O dirigente do SinPsi e secretário de Relações Internacionais da CNTSS-CUT, Arlindo Lourenço, estará presente em dois importantes eventos amanhã, dia 23 de outubro: o XI Congresso de Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (SINDSEP) e o IX Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros (CONSE).

Às 10h, Lourenço estará na mesa de abertura do Congresso do SINDSEP-SP, que segue até o dia 25 na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, com o tema “Trbalhadora e Trabalhador Público Municipal: essencial para uma política de qualidade”. O Congresso é resultado de um trabalho que foi desenvolvido durante o ano de 2013, e agora chega a sua etapa final com a Plenária Final de Resoluções, na ocasião serão debatidas e votadas as propostas feitas nas Plenárias Regionais.

Ao todo, estarão presentes na Plenária Final de Resoluções, 371 delegados, sendo:

– 256 delegados da base eleitos nas Plenárias Regionais;

-20 delegados aposentados eleitos na Plenária dos Aposentados;

– 95 delegados natos, sendo 26 diretores da Diretoria Executiva do Sindsep e 69 CRRs.

A primeira etapa se iniciou em fevereiro, com a Abertura Política de Apresentação do Regimento, que teve o objetivo de apresentar as normas regulamentadoras do Congresso, para que todos ficassem cientes de seu funcionamento. Representantes de entidades fizeram parte da mesa de apresentação, como Adi dos Santos Lima, presidente da CUT São Paulo, assim como alguns diretores do Sindsep também compuseram a mesa.

O Congresso foi dividido em 5 Plenárias Regionais, com o intuito de levar a atividade para perto do servidor. Cada região pode eleger até 40 delegados, de acordo com a lista de delegados por representatividade de sua Secretaria/Autarquia. Os aposentados também tiveram uma Plenária Específica voltada para os assuntos da categoria, que elegeu 20 delegados.

A Plenária Regional Leste I e Leste II, foi realizada nos dias 7 e 8 de março. A Plenária Regional Centro e Norte, foi realizada nos dias 14 e 15 de março. A Plenária Regional Leste III e Sudeste, foi realizada nos dias 4 e 5 de abril. A Plenária Regional Oeste e Noroeste, foi realizada nos dias 18 e 19 de abril.  A última Plenária Regional, da região Sul I e Sul II, aconteceu nos dias 9 e 10 de maio. A Plenária Específica dos aposentados ocorreu no dia 27 de agosto.

Para o dirigente do SinPsi, há muita expectativa por debates sobre a importãncia destes trabalhadores na construção de políticas públicas para o estado de São Paulo.

“Temos muitos profissionais de saúde servidores muinicipais, principalmente psicólogos e psicólogas. É o momento de pensarmos esses trabalhadores como peça fundamental na engrenagem de uma saúde pública de mais qualidade”, afirmou.

CONSE

À tarde, às 14h, Arlindo Lourenço forma a mesa de abertura do IX CONSE, que ocorre de 23 a 25 de outubro em Atibaia (SP). O evento irá discutir o tema Organização político-sindical: desafios e estratégias para avançar no mundo do trabalho, que será dividido em seis eixos temáticos e plano de lutas:

a) Formação e residência em enfermagem no Brasil;

b) Organização e Estrutura Sindical – A importância da Organização Sindical como instrumento para valorização do profissional enfermeiro;

c) Saúde do Trabalhador enfermeiro;

d) As condições de trabalho do enfermeiro no setor público e privado e as dificuldades nas negociações coletivas; e) Acesso e qualidade da assistência de enfermagem no SUS e sua interface com o controle social;

e) Nova profissões e suas implicações no exercício profissional da enfermagem.

Além dos eixos, também será elencado um plano de lutas e realizadas as eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) para  a gestão 2013/2016.

“É sempre válido levantar temas como a importância da entidade sindical para a organização do trabalhador. O evento tem muita a fazer pelos enfermeiros”, ressalta Lourenço.

Deixe um comentário