Notícias

Eleição do Sitraemfa/CUT define nova diretoria para o próximo triênio

Ocorre entre os dias 8 e 12 de novembro as eleições para a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo – Sitraemfa, para o triênio 2010-2013.

Duas chapas se inscreveram para as eleições, sendo que ambas com integrantes da atual direção da entidade e que se apresentam reivindicando o apoio da CUT.

Após a Campanha Salarial 2010 a direção estadual da CUT foi procurada pela direção do Sitraemfa para intercessão junto à Fundação Casa para reverter a suspensão do contrato de trabalho de alguns dirigentes e auxílio nas tensas discussões internas para a renovação da direção.

Foram realizadas quatro reuniões com a presença da Secretaria de Organização e Política Sindical da CUT-SP, da Secretaria de Finanças e Administração da CUT-SP, da Secretaria de Relações do Trabalho da CUT-SP, de dirigentes do ramo estadual – Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social no Estado de São Paulo – FETSS e dos dirigentes dos dois grupos. Todos os assuntos e divergências foram exaustivamente explicitados e debatidos por todos os presentes. Todos também foram relembrados das resoluções do X CONCUT em especial sobre a unidade cutista nas disputas sindicais.

Apesar dos esforços do Ramo e das Secretarias as divergências não foram superadas e nenhum dos grupos se dispôs a apresentarem sequer uma proposta de entendimento, desconsiderando a realização de convenção cutista e optando para a disputa eleitoral bilateral.

Ambos foram esclarecidos que a questão das disputas no Sitraemfa seriam levadas para a direção executiva da CUT-SP e do ramo FETSS que, provavelmente, por similitude às outras situações eleitorais já ocorridas, orientaria pela neutralidade no processo, apostando que ambos os grupos fariam a disputa no campo democrático. Devido a prioridade de agenda nestes últimos meses, a direção ainda não se reuniu exclusivamente para tratar deste assunto, mas consultados os dirigentes próximos à casa, confirmaram que a orientação é pela neutralidade.

Ocorre que as duas chapas estão procurando apoio junto aos sindicatos cutistas para o processo eleitoral e, indevidamente, sem autorização, utilizam-se do nome de dirigentes e de sindicatos da CUT para o convencimento do apoio. Também chegaram ao conhecimento da Secretaria de Organização e Política Sindical da CUT-SP relatos de ausência de democracia interna diante da disputa.

Assim, lamentamos a falta de entendimento dos grupos cutistas envolvidos na disputa eleitoral do Sitraemfa, repudiamos os episódios de falta de democracia interna e solicitamos que seja restabelecida. Faz-se necessário ainda esclarecer que está expressamente desautorizada qualquer pessoa que use o nome de sindicatos ou dirigentes sem a devida autorização pessoal ou de sua respectiva instância, seja a favor de um ou de outro grupo.

Saudações CUTistas!

Helcio Aparecido Marcelino
Presidente da FETSS

Deixe um comentário