Em destaque, Notícias

Em carta aberta, Fenapsi chama a categoria ao compromisso ético e histórico da Psicologia

Neste grave momento da vida nacional, em que dois projetos antagônicos de sociedade buscam a legitimação nas urnas, a Federação Nacional das/os Psicóloga/os – Fenapsi – lança para a categoria uma carta aberta assinada por 19 entidades sindicais, entre elas o SinPsi-SP, alertando para o compromisso histórico e ético de nossa categoria.  

O documento afirma que diante da enorme crise econômica do país, com aumento generalizado da miséria e diminuição da massa salarial, das reformas trabalhista e previdenciária, do teto de gastos (EC95) e o risco de aprovação da PEC 32 (reforma administrativa), somados aos impactos da pandemia de Covid 19, aumenta a responsabilidade da categoria. “Nossa profissão foi e tem sido muito requisitada a responder estas demandas de forma comprometida ética, técnica e politicamente para com a sociedade. Cabe-nos perguntar se, enquanto categoria profissional, estamos seguindo o nosso código de ética quando deixamos de lado ou mesmo não participamos de discussões e debates políticos, tanto os que ocorrem na profissão quanto os fora dela, como neste atual momento das eleições?”, destaca o texto.

A seguir o documento elenca itens do código de ética da categoria, como forma de alerta sobre os compromissos da profissão, entre eles: “o psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural” e avalia que “precisamos fazer uma reflexão crítica e responsiva da realidade atual diante destes dois projetos de sociedade que temos à frente para escolher nestas eleições: um projeto tido como progressista, que respeita a democracia, as políticas públicas, a justiça social e os direitos humanos, e um outro projeto dito ultraneoliberal, antidemocrático, que defende as privatizações e o estado mínimo, que instiga a violência e o fascismo”.

A carta termina com um chamamento à consciência das/dos profissionais da Psicologia. “Temos que estar preparadas(os) para acolher e atender uma população diante de um cenário polarizado política e socialmente. Importante é termos clareza de nossa identidade profissional e do papel social neste contexto também à luz do nosso Código de Ética Profissional. Cabe ouvir e analisar o contexto e as propostas, as falas e os compromissos que cada candidato apresenta para sua tomada de decisão responsável, sempre na direção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, que reconheça os cidadãos deste país como os legítimos herdeiros da riqueza que nele é produzida por todos nós, trabalhadores/as brasileiros, e por direito, com todos deve ser compartilhada, e por todos, desfrutada.

Clique no link abaixo para ler a íntegra da Carta

CARTA-ABERTA-FENAPSI

Related Posts