Notícias

Em um mês, São Paulo supera meta de vacinação contra HPV

São Paulo – No primeiro mês de vacinação contra o vírus do HPV, o estado de São Paulo já imunizou 816.238 meninas de 11 a 13 anos, superando a meta inicial de 808.318 – o equivalente a 80% das jovens dessa faixa etária. Em todo o país, pelo menos 3,4 milhões de meninas foram imunizadas contra o vírus até a última sexta-feira (11). O total representa 83% da meta nacional, de vacinar 4,1 milhões de meninas até o final do ano.

Desde sexta-feira, a campanha entrou na segunda etapa, quando a vacina será oferecida também nos postos de saúde, até o final do ano. “Este quantitativo de crianças vacinadas, em apenas um mês, é resultado do esforço de estados e municípios que seguiram a recomendação do Ministério e realizaram a mobilização nas escolas”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina, importante para a prevenção do câncer do colo do útero, passou a ser oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O cronograma é composto por três doses, sendo que a segunda é aplicada seis meses depois da primeira e, a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, começará a vacinação de meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, começam de meninas que completam 9 anos.

Para o primeiro ano, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos de HPV (6, 11, 16 e 18), com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

A vacinação faz parte de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para prevenir o HPV e o câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame Papanicolau nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo a cada três anos após dois exames anuais consecutivos negativos. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em decorrência da doença apenas neste ano.

A vacina utilizada no Brasil é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada na saúde pública de 51 países. Desde o lançamento da vacina, em 2006, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo.

Deixe um comentário