Notícias

Está aberto o edital para a mostra SUAS Resiste

Evento, organizado pelo Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas (FNTSUAS), visa disseminar experiências d@s trabalhador@s do SUAS

A Mostra “SUAS Resiste!” é uma iniciativa que visa estimular trabalhadores/as do SUAS a apresentarem suas experiências de lutas e resistências no desempenho do trabalho e militância no SUAS, através de relatos de experiências de equipes, das ações dos Fóruns Estaduais de Trabalhadores/as do SUAS-FETSUAS, da incidência política junto aos espaços de controle social, fóruns e frentes e de forma mais especial demonstrar nesta mostra o impacto do trabalho realizado na vida dos usuários(destinatários dos serviços), proporcionando também esta aproximação e reconhecimento entre trabalhadores/as e usuários/as. 

O Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS lança mão da Mostra “SUAS Resiste!”, considerando que os direitos socioassistenciais são materializados pelos/as trabalhadores/as do SUAS nas mais diversas frentes de trabalho conforme a sua arquitetura organizacional e em territórios com realidades específicas que caracterizam os 5570 municípios do nosso país. De 2005 a 2015 damos passos importantes na consolidação do SUAS, organizando os serviços em todo território nacional. O último CENSO SUAS divulgado em Abril de 2017, informa a existência de: 8.300 CRAS – 3.578 CREAS – 230 Centros POP – 5.946 unidades de acolhimento institucional, o que significa que até 2016 tínhamos uma cobertura do SUAS em praticamente 100% dos Municípios. 

É necessário reconhecer estes avanços da política de assistência social nos últimos dez anos como resultado de lutas históricas que defendem os direitos socioassistenciais de cidadãos e cidadãs brasileiros, que se encontram em situações de risco e vulnerabilidades sociais, decorrentes das desigualdades sociais vivenciadas nesta sociabilidade capitalista. Esta Mostra pretende dar visibilidade aos processos de organização coletiva em defesa do SUAS para a sua implementação em todo território nacional.

A Mostra ocorrerá no segundo semestre de 2018, a qual ocorrerá durante Reunião Descentralizada da Coordenação Nacional do FNTSUAS em Belém do Pará e a participação na I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, aqui denominada “SUAS Resiste!”, é aberta a todos/as trabalhadores/as, usuários/as, conselheiros/as, pesquisadores/as e estudantes de diversas áreas de SUAS, ou seja, todos/as interessados/as poderão participar da Mostra independentemente da submissão de trabalhos. Para àqueles/as que submeterem relatos de experiências que socializem lutas e resistências na defesa do SUAS, a participação no evento é condição para participação da Mostra. 

O envio dos trabalhos deverão ser feitos para o e-mail do FNTSUAS: fntsuas@gmail.com até o dia 20 de julho

 

Leia o edital aqui

 

Deixe um comentário