Trabalhos de Henfil, Laerte, Glauco, Paulo Caruso, Marcatti, Moa, Latuff, Maringoni entre outros ficarão expostos até 31 de outubro no saguão da sede da CUT, em São Paulo
Segue até o dia 31 de outubro a exposição “A ilustração no movimento sindical: charges, tiras e cartuns”, na sede nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no bairro do Brás, em São Paulo. Ela faz parte dos eventos de comemoração dos 30 anos da entidade.
Charges, tiras e cartuns sempre foram dos mais importantes recursos de comunicação utilizados pela imprensa sindical. E os maiores nomes contemporâneos desse tipo de arte têm um longo histórico de participação nas mais diversas publicações de entidades de trabalhadores.
A exposição, iniciada dia 6 de setembro, apresenta um conjunto de 400 ilustrações realizadas por 81 cartunistas de todas as regiões do Brasil. São cartazes, capas de periódicos, histórias em quadrinhos, charges onde estão presentes a ironia, humor, senso crítico e a inteligência de nomes como Henfil, Laerte, Paulo Caruso, Glauco, Marcatti, Moa, Latuff, Maringoni e muitos outros que escancararam, em poucos traços, a realidade política, econômica e social brasileira dos últimos 30 anos.
O evento também exibe o documentário “Charge no sindicalismo”. Tiras foram adaptadas para audição radiofônica e um livro com tirinhas pode ser folheado num totem multimídia. Uma das preocupações na montagem da exposição foi a acessibilidade, por isso o filme tem tradução para libras e as tiras radiofônicas são voltadas para os deficientes visuais.
Todos os trabalhos fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (CEDOC/CUT).
A exposição é uma realização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a sua organização é uma parceria do CEDOC/CUT com o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular da Universidade Estadual de Londrina (NCP-UEL).
Serviço:
Exposição “A ilustração no movimento sindical: charges, tiras e cartuns”
Aberta até 31 de outubro, no saguão da sede da CUT
Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo/SP
Horário de visitação: das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.