Notícias

Exposição reúne trabalhos de grandes cartunistas brasileiros para a imprensa sindical

Trabalhos de Henfil, Laerte, Glauco, Paulo Caruso, Marcatti, Moa, Latuff, Maringoni entre outros ficarão expostos até 31 de outubro no saguão da sede da CUT, em São Paulo

Segue até o dia 31 de outubro a exposição “A ilustração no movimento sindical: charges, tiras e cartuns”, na sede nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no bairro do Brás, em São Paulo. Ela faz parte dos eventos de comemoração dos 30 anos da entidade. 

Charges, tiras e cartuns sempre foram dos mais importantes recursos de comunicação utilizados pela imprensa sindical. E os maiores nomes contemporâneos desse tipo de arte têm um longo histórico de participação nas mais diversas publicações de entidades de trabalhadores.

A exposição, iniciada dia 6 de setembro, apresenta um conjunto de 400 ilustrações realizadas por 81 cartunistas de todas as regiões do Brasil. São cartazes, capas de periódicos, histórias em quadrinhos, charges onde estão presentes a ironia, humor, senso crítico e a inteligência de nomes como Henfil, Laerte, Paulo Caruso, Glauco, Marcatti, Moa, Latuff, Maringoni e muitos outros que escancararam, em poucos traços, a realidade política, econômica e social brasileira dos últimos 30 anos.

O evento também exibe o documentário “Charge no sindicalismo”. Tiras foram adaptadas para audição radiofônica e um livro com tirinhas pode ser folheado num totem multimídia. Uma das preocupações na montagem da exposição foi a acessibilidade, por isso o filme tem tradução para libras e as tiras radiofônicas são voltadas para os deficientes visuais. 

Todos os trabalhos fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (CEDOC/CUT). 

A exposição é uma realização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a sua organização é uma parceria do CEDOC/CUT com o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular da Universidade Estadual de Londrina (NCP-UEL).

Serviço:
Exposição “A ilustração no movimento sindical: charges, tiras e cartuns”
Aberta até 31 de outubro, no saguão da sede da CUT
Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo/SP
Horário de visitação: das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário