Notícias

Fenapsi disponibiliza tabela atualizada de honorários para a categoria

Em função da demanda da categoria, a Fenapsi atualizou a tabela de honorários das psicólogas e dos psicólogos. O reajuste foi apenas monetário, tendo como referência o INPC, mesmo índice já utilizado pela Fenapsi/CFP em 2007. A nova tabela foi produzida junto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Clique aqui e confira a tabela atualizada.

É importante ressaltar que a atualização disponibilizada nessa matéria não é a definitiva, uma vez que o Dieese iniciou em junho contato com psicólogas/os para o levantamento dos valores cobrados para realização de serviços psicológicos, processo que está sendo acompanhado de perto pela Fenapsi.

A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Dieese e a Federação para a elaboração de uma nova Tabela de Referência Nacional dos Psicólogos e pretende realizar um levantamento acerca dos honorários atualmente cobrados pelas/os profissionais para que sejam estipulados, posteriormente, valores de referência.

As/os participantes foram sorteadas/os pelo Dieese, de forma aleatória, no banco de profissionais com cadastro ativo no Sistema Conselhos. A pesquisa vai ouvir profissionais autônomas/os, que tenham vínculos como pessoa jurídica, pessoa física ou ambos. Na próxima etapa do processo de atualização da tabela, serão levantadas informações sobre a inserção das/os profissionais no mercado de trabalho brasileiro.

Pesquisa preliminar

De setembro a novembro de 2014, o CFP e a Fenapsi realizaram uma consulta pública sobre os itens que deveriam constar na atualização da Tabela. A consulta foi respondida por meio de formulário online, disponibilizado nos sites do CFP e da Fenapsi, e continha questões relativas ao perfil do participante e perguntas sobre a funcionalidade do documento, além da avaliação de nomenclaturas das categorias elencadas atualmente: Diagnóstico Psicológico, Orientação e Seleção Profissional, Orientação Psicopedagógica, Solução de Problemas Psicológicos, Acompanhamento e Orientação Psicológica e Assessoria em Psicologia.

Deixe um comentário