Notícias

Frentes em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e Brasil Popular definem agenda de mobilizações para próximo período

CNTSS/CUT assumirá a secretaria executiva do Fórum de Trabalhadores do SUAS

Representantes da Frente em Defesa do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e da Seguridade Social se reuniram, em 24 de maio, com participantes da Frente Brasil Popular para articular agenda voltada a reforçar a luta dos trabalhadores destas duas áreas contra o desmonte que vem sendo proposto pelo atual governo interino do presidente Michel Temer. Como resultado inicial do encontro foi apresentada uma agenda prévia com algumas atividades para o próximo período.

Também foi definido pelos participantes do encontro que a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social assumirá a secretaria executiva do Fórum de Trabalhadores do SUAS. As entidades que compõem o Fórum estão reunidas e organizadas em redes nos seus Estados e isto facilitará a mobilização. A Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social terá sete entidades participantes do Fórum no seu Comitê Executivo.

As atividades iniciais foram realizadas nos dias 30 e 31 de maio. Os trabalhadores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social realizaram, na segunda-feira, 30/05, um ato em frente ao antigo Ministério do Trabalho e Previdência Social. A agenda da terça-feira, 31/05, contou com o Relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa Social, proposta do senador Paulo Paim, e a realização de ato em Defesa do SUS – Sistema Único de Saúde organizado pelo Conselho Nacional de Saúde.

Uma grande mobilização nacional em defesa do SUAS e da Seguridade Social está sendo organizada para os dias 8 e 9 de junho. As manifestações serão descentralizadas nos Estados e deverão acontecer em parceria com a Frente Brasil Popular. Foi definida a confecção de textos voltados aos trabalhadores e à sociedade para explicar o desmonte proposto pelo governo interino do presidente em exercício Michel Temer.

Em 10 de junho, a FBP realizará a Jornada Nacional de Lutas Contra o Golpe e pela Democracia (a ser fechada com a Frente Povo Sem Medo). No dia 11 de junho o Fórum Nacional dos Usuários, o Fórum Nacional dos Trabalhadores e as Centrais Sindicais realizarão plenária conjunta em Brasília. Foi definido que a plenária dos Fóruns aconteça na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília. Foi agenda preliminarmente uma nova reunião para 31 de maio, terça-feira, na sede do COFFITO – SRTVS – quadra 701 – Conjunto L – Edifício Assis Chateaubriand – bloco II.

Clique aqui e veja a íntegra do Relatório da Reunião.

Deixe um comentário