Notícias

Iniciativa da CUT pede compromisso dos candidatos com direitos das mulheres

Plataforma elaborada pela central traz reivindicações como a revogação do Teto dos Gastos, da “reforma” trabalhista e o combate à combate à desigualdade salarial

Nestas eleições, as trabalhadoras representadas pela CUT querem o compromisso dos candidatos pela revogação da “reforma” trabalhista e da terceirização total da mão de obra. Elas afirmam que foram golpeadas por essas medidas do governo Temer e para que o próximo governo reverta as perdas e não ataque outros direitos, a central elaborou a “Plataforma das Mulheres da CUT: Eleições 2018 – Nenhum direito a menos! “.

O documento construído a partir de debate coletivo entre dirigente sindicais de todo o Brasil e com a participação de economistas e cientistas sociais, baseia-se nos eixos da igualdade e não-discriminação no trabalho, violência contra a mulher, políticas públicas e compartilhamento de responsabilidade e direitos sexuais e reprodutivos.

“(A plataforma é) Um apanhado de propostas que a gente está levando para as candidatas e candidatos. É uma pauta de reivindicações das mulheres para que os eleitos implementem as políticas públicas para as mulheres”, afirma a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana, ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, da TVT. “É muito retrocesso, a gente vem perdendo muitos direitos e precisamos fazer esse debate.”

Na pauta de reivindicações também são destacadas a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 do Teto de Gastos – que congela por 20 anos investimentos sociais no país –, além do combate à desigualdade salarial e a análise dos planos de governo, entrevistas e atitudes dos candidatos frente a essas questões.

Assista à reportagem completa:

Deixe um comentário