Notícias

IV CBP faz homenagem póstuma a psicólogas(os) de referência no Brasil

Realizado a cada quatro anos, o Congresso Brasileiro de Psicologia é o maior evento da área no Brasil. Nesta quarta edição, que aconteceu de 19 a 23 de novembro, foram aproximadamente 12 mil inscritos. Para a edição deste ano foram homenageados 17 psicólogas e psicólogos que morreram no período posterior ao III CBP, cuja trajetória deixou um vasto legado para a Psicologia no Brasil.

Os retratos deles e delas estão expostos em local de destaque na Uninove, onde o evento está sendo realizado. Além disso, seus nomes foram lidos, acompanhados de pequenas notas biográficas, na abertura do evento, que contou com a presença de familiares desses profissionais. Confira abaixo a lista completa dos homenageados do IV CBP.

Angel Pino Sirgado (1933-2013) 

Trabalhou na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, criando o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Universidade de Campinas (Unicamp).

Beatriz Helena Whitaker Ferreira Lefevre (1928 – 2013)

Referência em Neuropsicologia no Brasil, com pesquisas voltadas principalmente para alterações das atividades mentais das crianças. Incentivadora do exame neurológico evolutivo, produziu formas de avaliação de diferentes patologias. Trabalhou no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Blanca Susana Guevara Werlang (1955-2013)

Conhecida pela sua grande dedicação à docência e à pesquisa na área de avaliação psicológica. Trabalhou com autópsia psicológica e foi importante colaboradora da ANPEP. Integrou a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e a Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP.

Cesar Ades (1943 – 2012) 

Nascido no Egito, veio para o Brasil com 15 anos, tornando-se mestre e doutor em Psicologia Experimental. Era livre-docente pela Universidade de São Paulo, da qual foi diretor entre 2000 e 2004. Fundador e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, fundou também a Revista de Etologia e era membro do conselho editorial das revistas Behavior and Philosophy e Acta Ethologica e ocupava a cadeira 19 da Academia Paulista de Psicologia.

David Epelbaum Zimerman (1930 – 2014)

Nascido em Porto Alegre, era psiquiatra, psicanalista, conferencista e escritor de artigos psicanalíticos. Trabalhou com psiquiatria comunitária.

Fúlvia Rosemberg (1942 – 2014)

Reconhecida pela vasta experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Estudos Sociais da Infância. Criou e coordenou o Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade – Negri. Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, era referência nas políticas públicas para infância e ações afirmativas.

Geraldina Porto Witter (1934 – 2014) 

Atuou na construção da profissão de psicólogo, por meio de ações desenvolvidas no Conselho Federal de Psicologia (CFP) e no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). Apoiou a criação da ABEP. Pesquisou e publicou na área de Psicologia escolar.

José Outeiral (1948 – 2013)

Importante educador, tornou-se referência no atendimento a crianças e adolescentes. Fez parte de várias associações de psicanálise no Brasil e no exterior e ajudou a fundar o Centro de Estudos e Pesquisa da Infância e da Adolescência (CEAPIA).

Maria Cristina Carvalho da Silva (1960- 2012)

Militante da reforma psiquiátrica, exerceu a coordenação de importantes políticas e serviços de atenção psicossocial. Foi conselheira nacional de saúde e trabalhou pelas residências multiprofissionais em saúde. Fez parte da gestão do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul e do Conselho de Psicologia do RS.

Maria Helena Novaes Mira (1926 – 2012)

Pioneira no campo da Psicologia Escolar e da Aprendizagem, participou da criação do Centro de Testes Psicológicos e Educacionais voltado ao diganóstico escolar.

Maria Tereza Claro Gonzaga (1956 – 2011)

Trabalhou e colaborou para a instaçaão de propostas de políticas públicas voltadas para enfrentar a violência e resgatar a cidadania no Brasil. Coordenou o Programa de Assistência ao Egresso e ao Apenado (Pró- Egresso) na Universidade Estadual de Maringá. Em “Cidadania por um fio” defende a implementação de penas alternativas.

Osvaldo José Filidoro (1946- 2011)

Grande mestre da Psicanálise, integrou o Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas e coordenou o Departamento de Investigação da Federação Latino-americana de Psicoterapia. Foi membro da Cátedra de bioética da Unesco.

Rubem Alves (1933 – 2014) 

Educador e psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise, escrevia em grandes jornais sobre comportamento e Psicologia. Era professor na Unicamp e recebeu o título de cidadão honorário de Campinas por sua contribuição e compromisso. Escrevia contos, crônicas e ensaios que se tornaram conhecidos nacional e internacionalmente.

Samuel Pfromm Neto (1932 -2012)

Professor e autor de estudos nas áreas de Psicologia e comunicação de massa, mídia educativa e tecnologia do ensino. Dirigiu a revista “Estudos de Psicologia”. Foi presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) e membro da Academia Paulista de Psicologia.

Tatiana Ramminger (1973 – 2014)

Professora e pesquisadora nas áreas de gestão, Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador, Educação e Trabalho em Saúde, Clínica do Trabalho e Saúde Mental, na qual atuou de forma militante, principalmente contra o modelo manicomial. Integrou conselhos e comissões no campo da Saúde Mental e foi conselheira do CRP do Rio Grande do Sul.

Thaís Virgínia Sucupira Kampf (1960 -2014)

Pioneira da Psicologia nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Avaliação Psicológica. Coordenou a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) no Piauí. Trabalhou com o tema da violência contra a mulher, coordenando o ENGENDRE da UFPI.

Yvonne Alvarenga Gonçalves Khouri (1923 – 2013)

Foi presidente do CRP-SP e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atuou na organização do I Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que define metas para os conselhos de psicologia. Foi pioneira no serviço de Psicologia na Secretaria Municipal de Educação em São Paulo.

Deixe um comentário