Notícias

Ministério da Saúde desmente Serra e aponta aumento de cirurgias

O Ministério da Saúde publicou nota nesta quinta-feira (12) desmentindo afirmação do candidato à Presidência José Serra (PSDB). Durante entrevista ao Jornal Nacional, o oposicionista declarou que o número de cirurgias eletivas, mutirões e iniciativas voltadas à prevenção de saúde haviam sofrido redução.

Na nota, o órgão sustenta que 90 operações foram incluídas em mutirões. Considerando esse universo de cirurgias eletivas, houve aumento de 1,5 milhão, em 2002, para 2 milhões de procedimentos, em 2009. O tratamento da catarata no último ano também superou as intervenções realizadas em 2002. A média dos últimos sete anos, porém, é inferior, ficando em cerca de 271 mil cirurgias.

Cirurgias eletivas são procedimentos médicos de média e alta complexidade que exigem agendamento. Serra afirmou, no Jornal Nacional, na quarta-feira (11) apontou a diminuição do número desse tipo de intervenção, incluindo uma suposta extinção dos mutirões. “Muita prevenção que se fazia acabou ficando para trás”, completou o candidato.

Em relação à questão, o Ministério cita duas frentes. A primeira é a ampliação do Saúde da Família de 19 mil para 30 mil equipes durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2008, 61% da população é atendida no programa.

Como exempo de política de saúde voltada à prevenção, a pasta cita campanhas de vacinação, como a da Gripa A H1N1, e a erradicação de casos de cólera em 2005, de rubéola em 2009, da transmissão vetorial do mal de Chagas em 2006 como outros exemplos. Avanços no combate à tuberculose, hanseníase, malária e Aids também são apontadas.

A nota termina com dados sobre a saúde da mulher. A gravidez na adolescência diminuiu e o investimento em ações de planejamento familiar aumentou em sete vezes.

Deixe um comentário