Notícias

Ministra do Desenvolvimento Social comemora “profissionalização” de políticas de assistência social

A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, disse nesta segunda-feira (24) que está satisfeita com a melhor estruturação das políticas de assistência social, que têm chegado cada vez mais aos municípios brasileiros.

“Quando eles [municípios] ainda não tinham uma diretriz a seguir, o resultado era programas sem continuidade, sem profissionalismo, com resultados que não atendiam às necessidades da população. Hoje temos uma identidade maior do que é assistência social, temos um padrão no Brasil”, disse a ministra, durante a reapresentação dos dados do Suplemento de Assistência Social da Pesquisa de Informações Básicas Municipais.

A primeira divulgação da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi feita na última sexta-feira (22) no Rio de Janeiro.

A transferência de renda, uma das principais frentes de ação do governo federal por meio de programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, tem inspirado ações semelhantes nos municípios.

Hoje 464 municípios, cerca de 8,3% do total do país, têm seus próprios programas para complementar a renda familiar. Quase metade dessas iniciativas (42,5%) está nos municípios com mais de 500 mil habitantes.

Deixe um comentário