Notícias

Movimentos sociais precisam defender o SUAS

A presidenta do SinPsi Fernanda Magano aponta que é preciso união e mobilização contra o desmonte de políticas públicas

Acontecerá no próximo sábado (2), na sede do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, o encontro aproximando os movimentos sociais. O evento será realizado pelo Fórum Estadual das/os trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS).

O encontro tem como objetivo realizar a mobilização e a articulação dos movimentos sociais em defesa do SUAS. Desde 2016, com o governo Michel Temer, o sistema sofreu um forte abalo com as políticas de corte de investimentos públicos patrocinado pela “austeridade fiscal”. A famosa Emenda Constitucional 95, a PEC do Congelamento, vai fazer com que os investimentos públicos para a assistência social fiquem congelados pelos próximos 20 anos.

Já o presidente Jair Bolsonaro foi eleito também com uma plataforma neoliberal, que vai buscar o desmonte de qualquer política de Assistência Social. Além disso, a visão ultraconservadora do presidente e de sua equipe sobre Direitos Humanos representa atrasos ainda mais agudos nessa área. 

A presidenta do SinPsi Fernanda Magano aponta que os movimentos precisam estar atentos para os próximos ataques ao SUAS. “O momento atual necessita de muita mobilização e luta, pois é flagrante o desmonte das políticas públicas de Seguridade Social. Derrubar a emenda Constitucional nº 95/2016 é meta, como também reafirmar e garantir a Realização da 12º Conferência Nacional de Assistência Social”.

Deixe um comentário