Notícias

Negociação no ABC. Psicólogos da prefeitura de São Bernardo lutam por equiparação.

Há um bom tempo, psicólogos que atuam no Instituto ABC, organização vinculada ao consórcio da região metropolitana do ABC, reivindicam equiparação salarial. A situação que já perdura anos é que psicólogos na mesmo local, mesma função e jornada ganham salários até 30% menores.

Os trabalhadores se organizaram e decidiram procurar o SinPsi que passou a dar apoio político e jurídico. A medida foi a denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) e a solicitação de uma mesa redonda forçando a abertura de negociação, o que acabou acontecendo nesta quarta-feira (18).

Na mesa, o Instituto ABC e o representante da Sec. de Saude da Prefeitura firmaram compromisso de apresentar uma proposta de resolução do problema no prazo de 30 dias. “Uma nova reunião foi agendada para o dia 20 de junho, na sede do SinPsi, a partir das 15h30. Desta vez é oficial pois consta na ata da reunião o compromisso em resolver a questão, p que é um grande avanço considerando os anos de evasivas e vistas grossas ao problema’. informa Rogério Giannini, presidente do SinPsi.

No final das negociações, houve a assembleia dos trabalhadores para apresentar o resultado da reunião. Giannini fez o relato da reunião e das resoluções e propos como encaminhamento uma reunião de preparação para a negociação – dia 06 de junho e informou que o SinPsi estará disponibilizando transporte para que os trabalhadores possam acompanhar a reunião do dia 20/06.

Os mais de 20 psicólogos presentes escolheram uma comissão com 4 integrantes que acompanharia a mesa redonda, mas, o que é o destaque negativo, os representantes da prefeitura que se negaram a aceitar a participação da comissão, numa demonstração de intransigência e falta de respeito.“Protestamos contra esta atitude retrógada da administração e só aceitamos pela ponderação da representante do MTE que entendia que não haveria prejuizo direto e que cancelar a mesa seria pior”. “Na mesa disse que na democracia o desejado é mais participação e que há uma relação saudável entre cuidar ativamente dos seus interesses e cuidar da qualidade do atendimento”, destacou Giannini.

Deixe um comentário