Notícias

Nesta sexta, 18 de março, ato ‘Fora, Valencius’ será às 13h

Amanhã, 18 de março, às 13h, a Frente Antimanicomial de São Paulo e entidades parceiras levarão a quarta edição do ato “Fora, Valencius” à Av. Paulista. A escolha da data está deliberada desde 14 de janeiro, quando houve assembleia com as entidades nacionais e estaduais em Brasília.

Com concentração no vão livre do MASP, o ato tem como objetivo suspender a nomeação de Valencius Wurch à coordenação nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. A ideia é pressionar mesmo: enquanto Valencius permanecer no cargo, profissionais, usuários dos serviços de saúde mental e respectivos familiares estarão nas ruas e na luta!

“Estamos nas ruas, na ocupação e resistindo desde o anúncio do Ministro Marcelo Castro sobre a nomeação de Valencius! Não será permitido mais retrocessos!”, diz texto oficial do evento criado no Facebook pela Frente Estadual Antimanicomial.

Como também há um ato amanhã na Av. Paulista, chamado pela Frente Brasil Popular, pela democracia e contra o golpe, o SinPsi ressalta que os horários e os propósitos são diferentes. Segundo a dirigente sindical Marília Fernandez, existe uma ampla mobilização sobre o “Fora, Valencius” para além da Psicologia, envolvendo todos os profissionais de saúde mental.

“Dia 18 é dia de “Fora, Valencius” em todo o território nacional. O ato da Frente Brasil Popular será às 16h. O nosso será às 13h. Fazemos ao dia 18 de todo mês, para pontuar o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Fomos às ruas dia 18 de janeiro e 18 de fevereiro. Agora é 18 de março e não vemos problemas nisso”, afirma a psicóloga.

O Sinpsi apoia o ato e compõe com mais outras entidades e movimentos a Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo. A luta continua pela saída imediata do coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, com as entidades se reunindo quinzenalmente.

Nem um passo atrás, manicômio nunca mais!
O manicômio persiste e a luta resiste!
#‎ForaValencius?
?#‎PorUmaDemocraciaAntimanicomial?

Deixe um comentário