Notícias

No Dia Mundial da Juventude, SinPsi convida à reflexão

Dia 12 de agosto é o Dia Mundial da Juventude, essa protagonista da atual conjuntura. Por isso, o SinPsi quer render sua própria homenagem e convidar a categoria à reflexão. O sindicato acredita que já é hora de os movimentos formarem novos quadros, de resgatar a utopia do Brasil e do mundo que desejamos, de defender as conquistas de até então, mas se reiventando. De se transformar, enfim.

A inserção da juventude nos diversos espaços políticos fortalece a democracia, tanto em representatividade quanto em método, e quanto a isso temos os exemplos dos estudantes secundaristas nas ocupações nas escolas do Estado de São Paulo, na ALESP, o sucesso em constranger e denunciar o golpe e os golpistas perante toda a sociedade, dentre outros.    

A juventude é fortemente atingida pela agenda do governo golpista, uma agenda de retirada de direitos, de perpetuação das desigualdes, de repressão aos movimentos, ao movimento estudantil, ao movimento sindical e ao movimento social, que são os principais instrumentos de organização da juventude trabalhadora. Temos a implantação de um Estado que direciona seu aparato polivial e judicial especialmente contra a juventude, reprimindo com violência os protestos, encarcerando, matando nas periferias.

Além disso, temos um cenário de precarização da educação, cortes nas universidades públicas, ameaças ao ProUni, ao FIES, ameaças de privatização do ensino básico. Temos o corte do Ciência sem Fronteiras, os ataques ao SUS, ao SUAS, à Agricultura Familiar, aos direitos trabalhistas.

O Dia Mundial da Juventude é uma oportunidade de renovar as forças dos movimentos da juventude já organizados e também dialogar com a juventude da classe trabalhadora, que às vezes não se reconhece enquanto tal e não participa dos movimentos, buscando construir a compreensão sobre as relações da agenda política com o dia a dia dos jovens e se organizar para o enfrentamento. A superação da atual crise política passa pela entrada de novos atores sociais na cena política e, nesse sentido, a juventude tem muito mais a contribuir.

Vínhamos de um cenário de ampliação de direitos, dentre eles os previstos no próprio Estatuto da Juventude, algo muito recente,  praticamente recém-criado, e que se encontra ameaçado junto com outros direitos. É preciso muita mobilização e muito enfrentamento contra esses retrocessos.

Enquanto classe trabalhadora inserida nos serviços públicos, essa agenda do governo golpista nos atinge duplamente, pelo enfraquecimento do Estado, que gera precarização dos serviços públicos, com consequente precarização das relações de trabalho e do atendimento à população, em serviços dos quais também necessitamos. 

O Dia  Mundial da Juventude também reflete a importância da luta em defesa dos direitos da juventude em nível global, considerando serem os jovens as grandes vítimas das guerras, do fundamentalismo, da exploração e de outras violências diversas.

Clique aqui para ler também o texto da Internacional dos Serviços Públicos, a ISP Brasil, instituição que reúne sindicatos e centrais sindicais do âmbito dos serviços públicos no mundo todo. O Comitê de Jovens da ISP Brasil tem como objetivo repercutir as ações globais da ISP na juventude brasileira e também criar estratégias de formação e mobilização da juventude no país em torno da defesa da qualidade dos serviços públicos.

Deixe um comentário