Notícias

Nova diretoria da ABRAPEE toma posse

Na última quarta-feira à noite, 21 de setembro, aconteceu, na sede do SinPsi, a cerimônia de posse da diretoria atual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

Na ocasião foi apresentado pela presidente Silvia Maria da Silva o relatório de ações da gestão 2014-2016. Houve destaque para o “Fórum sobre medicalização da educação e da sociedade”, o “IV Seminário Internacional A Educação Medicalizada: Desver o mundo, perturbar os sentidos”.

Também foram conferidas as ações voltadas às políticas públicas. Em 2014, o II Encontro Paulista de Psicologia Escolar e Educacional, em Bauru (SP); o 4º Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional, em novembro; e o IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, também em novembro daquele ano.

Em 2015, destaque para o XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, ocorrido em junho, em São Paulo, em parceria com o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA); e para o XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar, o CONPE, em Salvador (BA).

Já neste ano, a ABRAPEE promoveu evento preparatório para o 9º Congresso Nacional de Psicologia, o Congressão, em Brasília (DF), e participou do VI Congresso da União Latinoamericana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), em Buenos Aires, capital da Argentina, em junho. Também marcou presença no III Encontro Paulista de Psicologia Escolar e Educacional, em Santos (SP), com o tema “Psicologia Escolar em Diálogo Intersetorial e Interdisciplinar”.

A mesa da posse foi formada por Carmen Rotondano, presidente da comissão eleitoral; Fernanda magano, presaidenta do SinPsi; Miramar Pagliuso, representante do CRP; Rogério Giannini, presidente eleito do CFP.

Marilene Proença, presidente atual para a nova gestão, falou de sua militância na Associação, que começou em 2012.

“É uma honra ter a chance de continuar e ver que as parcerias continuam se ampliando. Temos tentado trabalhar muito nestas duas frente: a acadêmica e política, sempre pensando em uma perspectiva crítica da Psicologia da Educação. As articulações que temos feito com os movimentos sociais, sobre medicalização, constrói cada vez mais um lugar da psicologia compromissada socialmente, com ética nos diversos níveis da Educação”, disse, agradecendo ao SinPsi por receber a ABRAPEE nesse espaço. “Tem sido muito importante pra nós essa aproximação com o movimento sindical”, afirmou.

Giannini exaltou a relevância da entidade para a produção científica e para o ativismo social.

“A ABRAPEE dialoga com várias entidades e isso é um grande diferencial. No momento difícil da política brasileira em que estamos, já sofrendo cortes de orçamento e de projetos no campo da Educação e da Saúde, é essencial que a Psicologia tenha essa representatividade”, analisou.

“A expectativa é muito boa porque temos um grupo muito coeso e militante, preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e políticos. Mas também é um momento muito delicado, dentro de um cenário de governo golpista. Teremos que lutar pela manutenção das conquistas já feitas”, concluiu Marilene.

Após a posse, houve confraternização.

A ABRAPEE é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólog@ escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, enfocando para isso o processo educacional no seu sentido mais amplo.

Confira a nova configuração da diretoria do ABRAPEE:

Diretoria

Presidente Atual: Marilene Proença Rebello de Souza – Universidade São Paulo
Presidente Eleita: Alexandra Ayache Anache – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
1ª Secretária: Marilda Gonçalves Dias Facci – Universidade Estadual de Maringá, Paraná
2ª Secretária: Roseli Fernandes Lins Caldas – Universidade Presbiteriana Mackenzie
1ª Tesoureira: Tatiana Platzer do Amaral – Universidade Mogi das Cruzes
2ª Tesoureira: Sonia Mari Shima Barroco – Universidade Estadual de Maringá

Conselho Fiscal

Membros efetivos:

Fátima Regina Pires de Assis – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Regina Lúcia Sucupira Pedroza – Universidade de Brasília
Anabela Almeida Costa e Santos Peretta – Universidade Federal de Uberlândia
Iracema Neno Cecílio Tada – Universidade Federal de Rondônia
Mercedes Villa Cupolillo – Faculdade Paraíso

Membros Suplentes:

Herculano Ricardo Campos – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal – Universidade Estadual de Maringá
Flávia da Silva Ferreira Asbahr – Universidade Estadual Paulista – Bauru

Deixe um comentário