Notícias

#Plebiscito: sindicatos da CUT-SP coletam votos por mudanças no sistema político

Servidores, bancários, metalúrgicos, químicos e psicólogos são algumas das categorias envolvidas

Entidades sindicais do estado de São Paulo filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão mobilizadas na Semana da Pátria e, até o próximo domingo (7), promovem a coleta de votos do Plebiscito Popular Constituinte em defesa da mudança no sistema político.

Até esta quinta-feira (4), somam-se 450 entidades e 90 mil pessoas envolvidas na consulta popular em todo o Brasil. São 15 mil urnas organizadas no país.

Para votar, as pessoas devem responder “sim” ou “não” à seguinte pergunta: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”. Não é permitido o voto sem um documento de identificação como número da identidade, CPF ou título de eleitor.

As organizações que preparam o plebiscito popular têm como meta alcançar 10 milhões de assinaturas. A localização das urnas pode ser vista no site do plebiscito, onde também é possível votar.

Servidores municipais

No Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo também houve coleta de votos do Plebiscito Popular Constituinte na terça-feira (2), no bairro da Aclimação, zona sul da capital. Dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo mobilizaram a população e o conjunto do funcionalismo para deixar nas urnas o voto a favor de mudanças no sistema político brasileiro.

O Centro de Controle de Zoonoses e as bases de trabalhadores da Vigilância Sanitária também receberam as urnas do Plebiscito que passaram pelos bairros de São Miguel Paulista, Santana e Ipiranga.

Nos locais, a população tirou dúvidas sobre as propostas do plebiscito. Os sindicalistas dialogaram sobre a pouca representação de trabalhadores no Congresso Nacional e a importância do fim do financiamento privado de campanha eleitoral.

Petroleiros

Os dirigentes do Sindipetro Unificado-SP estão percorrendo os terminais e fazendo rodízio em Guarulhos, São Caetano do Sul, Guararema, Mauá e Barueri para incentivar a votação do plebiscito nos locais de trabalho.

Nesta quinta-feira (4), a entidade irá passar com as urnas em dois prédios onde estão instalados escritórios da Petrobrás, na Avenida Paulista nº901, e da Transpetro, também na Avenida Paulista nº 500.

Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São está com uma urna fixa na sede da entidade (Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque), próxima à estação República do Metrô, das 9h às 18h.

Nesta quinta-feira (4) haverá um debate sobre o Plebiscito Constituinte com a participação de sindicalistas, jornalistas e parlamentares. Segundo a entidade, a atividade está direcionada a estudantes de jornalismo, mas qualquer pessoa pode participar.

Químicos de São Paulo e ABC

O Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo e Região instalou uma urna fixa na sede da entidade (Rua Tamandaré, nº 348), no bairro da Liberdade. Nessa quarta-feira (3), trabalhadores que passaram pelo local e funcionários votaram no plebiscito.

Já o Sindicato dos Químicos do ABC terá urnas nas três regionais até a sexta-feira (5), das 9h às 17h, e coletará votos nas portas de fábrica durante as assembleias de trabalhadores.

As pessoas podem votar na Sede e nas regionais Santo André (Avenida Lino Jardim, 401 – Vila Bastos), São Bernardo (Rua das Tulipas, 48 – Jardim Maria Cecília) ou Diadema (Rua dos Brilhantes, 232 – Jardim Donini).

Professores

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) espalhou urnas nas subsedes da entidade na grande São Paulo e interior.

Na zona leste, os docentes estão votando na subsede Penha (Rua Rodovalho Júnior nº 217, no bairro da Penha). Os conselheiros desta subsede também levaram urnas para o local de trabalho, como é o caso da Escola Estadual Doutor Vital Fogaça de Almeida, onde os professores fizerem formação com os estudantes sobre o plebiscito e a votação segue nesta semana, quando ocorre no local a Mostra de Cinema sobre a ditadura militar no Brasil. Os estudantes da Escola Estadual Joaquim Torres Santiago, em Ermelino Matarazzo, também participam.

Na cidade de Americana, a 140 Km da capital, a subsede da Apeoesp está com a urna fixa na Rua Peru nº210, no bairro Frezzarin. Professores da Escola Estadual Alcheste de Godoy Andia incentivaram os estudantes a participar do plebiscito durante a aula de Sociologia. Nesta terça (3), os dirigentes fizeram ainda formação com os professores aposentados para que também dessm seu voto a favor do plebiscito.

Em Botucatu, a 229 km da cidade de São Paulo, a entidade instalou uma urna na subsede e disponibilizou unidades volantes, que têm percorrido locais de grande concentração de pessoas, como bancos, lotéricas, postos de saúde e faculdades. Algumas urnas percorrem apenas os arredores das instituições, pois, segundo a Apeoesp, “a Diretoria de Ensino não permitiu que as urnas entrassem nas escolas”.

Em Limeira, a subsede está com 40 urnas espalhadas em escolas, na Câmara Municipal e na sede de partidos. Tem promovido ainda reuniões e panfletagem na cidade. Além disso, o plebiscito está sendo articulado com movimentos sociais e com outros sindicatos de diferentes categorias.

Em Jaboticabal, a subsede tem uma urna instalada em sua sede e na Praça central a cidade. O plebiscito está sendo divulgado pelo rádio e por ligações telefônicas. As atividades estão sendo feitas com o apoio da OAB e da Câmara Municipal.

Bancários e Financiários

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região instalou urnas fixas em todas as regionais da entidade e, no centro de São Paulo, estão na Praça do Patriarca e na Praça Antônio Prado, próximas às estações do Metrô Anhangabaú e São Bento. Existem também urnas itinerantes que percorrem as agências e fazem rodízio para que os bancários possam votar.

Psicólogos

O Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi) estará com urna fixa até a próxima sexta-feira (5), das 9h30 às 17h30, na Rua Aimberê 2053, no bairro de Perdizes, próximo à estação do Metrô Vila Madalena.

O SinPsi também organiza um debate sobre o plebiscito nesta quinta-feira (4), às 18h30, no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP), na Rua Arruda Alvim, 89 (travessa da Rua Teodoro Sampaio, próximo à estação Metrô Clínicas).

Metalúrgicos

Na região do ABC, o Sindicato dos Metalúrgicos articulou urnas em sua sede (Rua João Basso, nº231, centro de São Bernardo do Campo) e nas fábricas da base. Em Diadema, as urnas estão fixas nas empresas TRW, Delga, SMS, Itaesbra, Apis Delta, IGP e Federal Mogul. Em São Bernardo, os trabalhadores da Mercedes, Scania, Toyota, Volks, Arteb, Otis, Panex, Kostal, Rassini e Toledo já votam nas urnas do Plebiscito. Em Ribeirão Pires, a consulta está sendo feita na empresa Masaflex e, em Rio Grande da Serra, na Dura Automotive.

Deixe um comentário