Em destaque, Notícias

Podcast da juventude do ISP aborda “desidratação” do Enem pelo governo

Chega mais, o Podcast Juventudepod está disponível em todas plataformas digitais!


Sob o comando de Sânia Barcelos e Geici Brig, o JuventudePod – Podcast da Juventude Trabalhadora – debateu os constantes ataques do governo Bolsonaro ao Enem e progressiva diminuição do número de inscritos para o exame a partir do golpe de 16.
 
As duas entrevistaram o líder estudantil Hector Batista, presidente da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundarias), que falou sobre a importância das políticas públicas de acesso à universidade e sobre as razões e objetivos do desmonte promovido por Bolsonaro.
 
“Esse governo tira cada vez mais o sonho dos meninos e das meninas que querem entrar na universidade, que querem uma vida diferente da fome e da miséria. (…) Se Bolsonaro queria que o Enem tivesse a cara do governo, ele conseguiu, porque esse Enem teve o menor número de inscritos negros, indígenas e quilombolas, que foram as pessoas mais afetadas pela política genocida de Bolsonaro”, disse Hector.
 
O secundarista também falou da importância do engajamento da juventude, estudantil e trabalhadora, na luta por um país melhor.
 
“A gente precisa falar para o estudante que há esperança. A gente precisa falar para o trabalhador que hoje está no iFood, dentro das empresas (…), que ainda há esperança, que é possível mudar e é possível viver melhores. Mas precisamos de todo mundo firme na luta, organizados e dizendo ‘fora Bolsonaro’, porque ele é inimigo dos nossos sonhos, é inimigo Brasil e o inimigo número 1 da juventude brasileira”.
 
Além da entrevista com Hector, o programa debateu a agenda “21 dias e ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, que envolveu mais de 150 países, entre eles o Brasil; e o 73º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.
 

Related Posts