Em destaque, Notícias

Podcast da juventude da ISP aborda violência de gênero

Está no ar mais uma edição do JuventudePod, o podcast da juventude trabalhadora, produzido pelo Comitê de Juventude da ISP-Brasil. O programa abordou questões como assédio e violência contra mulheres, a partir do episódio envolvendo o deputado estadual paulista Arthur do Val.

Ligado ao movimento ultradireitista MBL, o deputado viajou para a Ucrânia afirmando estar em “missão humanitária”. Porém, após sua chegada à fronteira daquele país, gravou um áudio em que se refere às mulheres ucranianas como “deusas” que estariam à disposição de qualquer homem com um pouco de dinheiro. Entre outras coisas, ele diz: “elas são fáceis porque são pobres”. No fim, o deputado ainda sugere que voltará ao país depois da guerra para fazer turismo sexual.

Para debater o assunto, o JuventudePod separou falas das deputadas Professora Bebel (PT) e Isa Penna (Psol), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Elas fazem parte de um grupo de 26 parlamentares que assinaram 12 pedidos de cassação do mandato de Arthur.

O programa também aborda os altos índices de desemprego no Brasil e o crescimento do trabalho precário, sobretudo entre os mais jovens. Nesse contexto, comentamos o mais novo ataque do governo Bolsonaro aos direitos trabalhistas – a MP 1099/2022, que autoriza prefeituras a contratem pessoas em caráter “voluntário”, sem benefícios ou assistência, e ainda podendo receber menos do que o salário mínimo no fim do mês.

Vale conferir.

Related Posts