Em destaque

Portal Orientação à Queixa Escolar será lançado neste sábado

Abordagem iniciada no Instituto de Psicologia da USP há mais de 20 anos, a Orientação à Queixa Escolar (OQE) terá o seu próprio portal onde serão publicados conteúdos variados, como vídeos das principais aulas do curso de formação, indicações de leituras com links, apresentações de PowerPoint, textos e materiais de trabalho, entre outros, para subsidiar @s profissionais da psicologia escolar, professores de psicologia, educadores, pais e interessados em psicologia e educação em geral.

Coordenadora do Serviço de OQE do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) do Instituto de Psicologia da USP, Beatriz de Paula Souza explica que a abordagem trata a experiência de crianças, jovens e adultos na escola como algo complexo e interdisciplinar.

“Consideramos que os fenômenos humanos são produções sempre atravessadas por questões sociais e que as dificuldades das pessoas no aprendizado e socialização na escola não podem ser reduzidas algo de natureza individual. Portanto, isso não vai se resolver de uma forma medicalizante, pois a medicalização parte dessa redução”, explicou.

Beatriz dá um exemplo de como essa abordagem mais ampla pode ajudar milhares de pessoas a terem uma experiência mais positiva no ambiente escolar. “Quando aparece uma pessoa com dificuldade no processo de educação, a gente tenta entender em que contexto isso acontece: como são suas aulas, se ele (a) está sofrendo bullying na escola, mas também como são as relações do (a) estudante dentro de casa, porque os ambientes a que ele (a) pertence precisam ser considerados para entender e atuar em situações de queixa escolar. Incluímos escola e família no atendimento”.

No próximo sábado (27) será lançado o Portal de Orientação à Queixa Escolar, onde ficarão armazenados diversos artigos, apresentações, vídeos e materiais de trabalho para auxiliar profissionais do país inteiro a abordar esses problemas. Beatriz acredita que por conta do Projeto de Lei que obriga as redes escolares de educação básica em todo o país e terem psicólogos e assistentes sociais, esse conteúdo vai ser ainda mais importante para difundir essa abordagem crítica por todo o país.

Para se inscrever na live, clique aqui: https://www.youtube.com/orientaçãoàqueixaescolar

Related Posts

Deixe um comentário