Notícias

Presença do Coordenador de Saúde Mental gera protesto em Sorocaba

Por volta das 10h desta sexta-feira, dia 19, manifestantes protestaram em frente ao Seminário Diocesano, na Avenida Eugênio Salerno, 144, onde o psiquiatra e Coordenador Nacional de Saúde Mental, Valencius Wurch Duarte Filho, participava de uma reunião com representantes do poder público local.

Valencius tem sido alvo de protestos no país por ter sido diretor de um dos maiores hospitais psiquiátricos da América Latina, a Casa de Saúde Doutor Eiras, em Paracambi-RJ, enquanto a política nacional de saúde defende justamente a desinternação de usuários de serviços de saúde mental.

Entre os manifestantes em Sorocaba estavam integrantes do Levante Popular da Juventude, do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal).

Valencius, que assumiu em dezembro de 2015 a Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, veio a Sorocaba para participar de uma reunião sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estipula prazo para o fechamento de manicômios e do encaminhamento dos pacientes para tratamento em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas e outros equipamentos de tratamento de saúde mental.

Segundo Vinicius Saldanha, diretor do Sindicato dos Psicólogos, “o processo de implantação da rede substitutiva está muito atrasado em Sorocaba, e também não tem acontecido o fechamento dos manicômios como deveria” explica.

Os manifestantes interditaram a Avenida Eugênio Salerno por cerca de 15 minutos para fazer uma intervenção teatral em repúdio ao coordenador.

O movimento que pede a exoneração de Valencius do cargo de Coordenador Nacional de Saúde Mental tem militantes em várias regiões do país e tem como lema #ForaValencius.

Deixe um comentário