Notícias

Psicologia, laicidade e religião é tema de coleção de livros lançada pelo CRP SP

No dia 30 de junho, o CRP SP lançou a coleção de livros “Psicologia, Laicidade e as Relações com a Religião e a Espiritualidade”. A obra, em três volumes, contou com colaboraçao de 93 autores, 102 capítulos em mais de 700 páginas, sendo o produto final das discussões sobre a temática que foi realizada ao longo da gestão 2013-2016, atendendo às deliberações do VIII CNP.

“A coleção é muito importante como referência para atuação profissional, pois contribui para que a categoria possa ter uma visão da integralidade de um campo conflituoso, que contempla uma diversidade de perspectivas, muitas delas não-hegemônicas, que dificilmente aparece no mainstream da Psicologia”, destacou Luiz Berni, conselheiro do CRP SP e coordenador do Projeto.

O evento contou também com a presença de representantes de dois dos Conselhos Regionais que integraram a iniciativa, Luiz Mariotto da Plenária do CRP PR e Jaira Rodrigues, presidente do CRP SC, que também teceram comentários sobre a importância da obra.

A mesa de apresentação da coleção, “Retrospectiva de uma Ação”, foi composta por pesquisadores que fizeram parte do corpo editorial: Fatima Machado (PUCPSP/USP) expôs o primeiro volume e com destaque para referências construídas pela categoria, apresentadas no último capítulo, abordando a problemática da ausência da temática na formação do psicólogo; Ronilda Ribeiro (UNIP/USP) apresentou o segundo volume, destacou os subtemas contidos no tomo, que transitam entre a prática profissional, as abordagens complementares e as relações com as tradições africanas e indígenas, onde se enfatizou sobretudo o diálogo; Wellington Zangari (USP) apresentou o terceiro volume, concluindo que se trata do volume dos excluídos, destacando a importância da coleção ao apresentar a diversidade sem a expectativa de buscar o consenso.

Na plateia do auditório Rio de Janeiro, do Hotel Maksoud Plaza, cerca de 150 participantes, entre eles espíritas, ateus, evangélicos, católicos, indígenas, representantes de religiões de matriz africana, além dos quatro key-speakers responsáveis pelos capítulos de abertura, os professores Edin Sued Abumanssur do Programa de Ciências da Religião da PUC-SP; Prof. Geraldo José de Paiva, fundador do GT Psicologia e Religião da ANPEPP; Prof. Miguel Bairrão, do Laboratório de Etnopsicologia da USP Ribeirão Preto e Prof. Nilson Machado, epistemólogo da Faculdade de Educação da USP.

Para ter acesso ao conteúdo, os interessados podem baixar a coleção gratuitamente em PDF, clicando neste link ou em E-book por meio do APP da Livraria Saraiva (Saraiva Reader).

Deixe um comentário