Notícias

Roda Viva – Uma mão na roda pra campanha do Serra

Impressionante o serviço à campanha do Serra que prestou o programa Roda Viva de hoje. Serviço ao Serra e desserviço ao bom jornalismo.

O Entrevistado no “centro do Roda Viva” foi nem mais nem menos do que o sociólogo Demétrio Magnoli, mais conhecido por ser articulista da Época e FSP. Foi um programa eleitoral. Simples assim. Sob a condução claudicante de Marília Gabriela (que semana passada, na entrevista com o Ike Batista, promoveu o momento Caras perguntando sobre o novo implante de cabelo do entrevistado), Demétrio desfilou suas opiniões sobre a sucessão presidencial.

Admitindo uma eventual vitória de Dilma no primeiro turno, criticou a campanha de Serra por não saber fazer a defesa do legado de FHC, claro que fazendo a tal defesa. Quando o tema foi o vazamento dos sigilos da receita, Magnoli foi direto ao ponto e afirmou que Dilma se beneficiaria sim do ato, pois os blogs financiados com dinheiro público é que vazaram as informações e os tais blogs são claramente instrumentos da campanha não oficiais. Chamou Lula de autoritário, seu governo de corrupto, resgatou o mensalão e por aí foi.

O entrevistado foi muito criativo nas análises. Bom exemplo disso é quando disse que os índices de aprovação de Lula são fracos, pois quem acha BOM demonstra uma adesão sem entusiasmo – “eu mesmo acho bom e não voto na Dilma”.

Ainda sobre o vazamento, Demétrio classificou como crime de estado contra a sociedade, promovido pelo partido que aparelha o estado como no stalinismo que sua formação trotskista sempre repudiou. Um primor.

O programa foi uma farsa, um estelionato jornalístico. Pretexto para críticas ao Lula, Dilma e PT. Penso que o PT deveria pedir direito de resposta. É sério, não dá para por num programa de entrevista um notório militante partidário que repete ad nauseam o mantra de seu candidato e tentar tratar isso como se fora um programa de debate e reflexão sobre temas relevantes da conjuntura e de interesse da sociedade. Foi sim campanha, a favor do Serra e contra a Dilma.

* Escrito por Rogério Giannini, presidente do SinPsi

Deixe um comentário