Notícias

Servidores do INSS em SP encontram dificuldades em conquistar avanços nas condições de trabalho

Os Servidores do INSS, para terem direito à integralidade da GDASS, estão sendo tratados praticamente como escravos públicos.

Muitos estão lotados hoje em locais com poucas condições de trabalho, ou em reforma, colocando em risco, inclusive, suas condições físicas.

Grande parte dos equipamentos, como computadores e impressoras, são de qualidade, quantidade e atualização duvidosas, e não geram condições para o desempenho em tempo condizente com a agilidade e presteza , que são exigidos, do servidor no atendimento.

São notórias as dificuldades de acesso aos sistemas informatizados. PRISMA, SABI, CNISVR, CADPF, CNIS-CIDADÃO, SALWEB,CADSENHA: várias vezes, ou estão lentos ou fora do ar. Isto prejudica o tempo de atendimento em todos os serviços.

Para a concessão de benefícios, leva-se em consideração os dados do CNIS. No acerto destes, invariavelmente se perde de 40 minutos a uma hora. O tempo de agendamento, entretanto, é de 30 minutos. Ainda, alguns segurados possuem mais de uma inscrição, fazendo também com que o tempo seja ultrapassado.

Os benefícios por incapacidade estão, desde fins de novembro, dando dificuldades aos servidores e aos segurados, pois, no sistema, saem com a mensagem de vínculos extemporâneos. Isto é causado por informações extemporâneas de RAIS e GFIPS/SEFIPS por parte de empregadores, ou contratados por estes, e o trabalho com o acerto fica na conta do servidor.

Quando os segurados passam por perícia médica de prorrogação ou reconsideração, após perícia médica são gerados os Pagamentos Alternativos de Benefício, que tem de ser calculados, e depois liberados.

A demanda da população atendida em busca de informações nem sempre é levada em consideração.

Dentro desta demanda atendida, existem serviços que fazem com que haja o deslocamento de servidores: informações para idoso que quer obter a isenção de IPTU (prioritária); informações para idoso que quer viajar gratuitamente (prioritária); extrato de CNIS para levantamento de FGTS; extrato de benefício para a obtenção de bolsa de estudo de filhos de beneficiários; extrato para a Declaração do Imposto de Renda;cálculo de contribuições em atraso; cadastramento de senha para acesso às informações através da INTERNET e outros serviços não considerados em avaliações.

O nosso entendimento é que, enquanto não houver condições ídeais de trabalho, a avaliação deverá ser máxima, pois somente os servidores do INSS conseguiram, conseguem e conseguirão manter o bom nome da Instituição.

Deixe um comentário