Por Norian Segatto
Esta é uma semana especial para as/os profissionais de Psicologia: dia 27 de agosto se comemora o dia da psicóloga/o e hoje, 23.ago, o SinPsi completa 50 anos. Este ano também se comemora meio século do Sistema Conselho (CFP e conselhos regionais).
Para comemorar e refletir sobre essa data, PodSin, o podcast do Sindicato, entrevistou duas lideranças da categoria, a presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Talita Carvalho e o atual presidente do SinPsi, Rogério Giannini. Nessa conversa eles fazem um percurso histórico desses 50 anos e como a Psicologia foi se desenvolvendo para “romper” o espaço confinado do consultório e ganhar as ruas, transformando-se em uma psicologia social, conectada com as lutas populares e os cuidados com a cidadania e sociedade.
Luta e resistência, ciência e profissão
Talita Carvalho destacou a importância dos cursos de psicologia para formar profissionais éticos e com bagagem instrumental para atuar tanto no setor privado como em políticas públicas. Questionada sobre o surgimento de ramos pseudocientíficos, que “surfam” na visibilidade da Psicologia, a presidente do CRP-SP avaliou que essa sempre foi uma tendência, que esses “modismos” vão e vêm, mas a psicologia, como ciência, permanece e demonstra cada vez mais sua importância na sociedade.
Rogério Giannini lembrou que o sindicato foi fundado em plena ditadura por militares, e que apenas no final da década de 1970 elegeu uma direção compromissada com os interesses da classe trabalhadora. O final dos anos 70 e início dos oitenta, marcam o ressurgimento do movimento sindical e o crescimento das lutas pelo fim do regime militar. Em agosto de 1983, dez anos após a fundação a do SinPsi, surge a CUT – Central Única dos Trabalhadores, que viria a se constituir na maior central sindical da América Latina.
Apesar de contar com cerca de meio milhão de profissionais no país, Rogério e Talita concordam que ainda há espaço para muito mais psicólogas, mas que há um problema de concentração em grandes centros. “O maior empregador é setor público”, afirma Talita e, para ela, a retomada de políticas públicas na área da saúde vai ajudar a profissão. Por sua vez, Rogério destacou o envelhecimento da população e a necessidade de haver mais pessoas voltadas para a atenção à saúde de futuros idosos. Para ele, esse é também outro campo em que a Psicologia deverá atuar para promover melhores condições de vida.
PodSin
PodSin, diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do SinPsi, que teve início este ano, como parte das comemorações do cinquentenário da entidade. Até o momento foram 14 episódios abordando diversos aspectos da complexidade humana e social e refletindo sobre temas da atualidade, como violência nas escolas, consumo de drogas, saúde mental, políticas de gênero e lutas por igualdade racial. Os programas estão disponíveis na plataforma Spotify.
Confira abaixo a íntegra do episódio, deixe seu comentário na página do Spotify e siga o Sindicato nas redes sociais.
Parabéns a todas e todos e todes que nesses 50 anos ajudaram a construir uma entidade forte e representativa para as psicólogas e psicólogos de São Paulo e, parabéns, muito mais especial, à categoria que sabe enfrentar com dignidade os desafios diários de combater as mazelas sociais, cuidando da saúde mental e física da população, sempre com o olhar atento aos mais necessitados.