Notícias

SinPsi apoia debate de relações de gênero em Itapetininga

Em 22 de março acontecerá na cidade de Itapetininga o encontro das entidades Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP) e a Defensoria Publica do Governo do Estado, para o debate junto a categoria e a população sobre Relações de Gênero e Sexualidade, interfaces sobre educação, saúde e direitos.

Sabemos da importância que este tema carrega nos dias atuais, pois, muitas pessoas não só e morrem diariamente com o preconceito, a ignorância, a violência de gênero, (o Brasil é o país que mais mata LGBT’s no mundo) mas também tem seus direitos humanos básicos negados, quando o Estado se nega a oferecer um espaço saudável e acolhedor, como no caso da educação.

A ideia do encontro surgiu a partir de uma discussão no grupo de whatsaap dos Psicólogos da cidade de Itapetininga onde, observou-se dentro da própria categoria de Psicólogos, muitas divergências no que diz respeito ao tema de gênero e sexualidades. O evento vem para contribuir com a classe e demais pessoas interessadas ao tema.

O Sindicato dos Psicólogos (SinPsi) vem a público firmar nosso apoio a esta iniciativa tão necessária, que abre espaço para o diálogo e que contribui no combate à violência e ao discurso de ódio que é crescente, e se opõe as estratégias de bases fundamentalistas/fascistas que tentam desqualificar, depreciar essa forma de diálogo, alimentando a prática do comportamento social discriminatório e que leva a recorrentes casos de homicídios e suicídios pelo mundo a fora.

Repudiamos todo e qualquer discurso que violem direitos – de TODOS – humanos e que reforcem o comportamento violento social. Em um momento tão difícil, em um Estado de exceção em que vivemos, é primordial que aconteçam encontros como estes, e é crucial que as entidades e seus governantes não se neutralizem frente aos movimentos da população que clama por mudanças.

E diante da forma como a base fundamentalista vem ganhando espaço nesse ambiente de golpe, utilizando-se de estratégias violenta e desrespeitosa, estamos prontos para o diálogo rumo a desconstrução do conceito radical e errôneo, reuniremos esforços para viabilizar a promoção do respeito e a tolerância para com a pessoa humana em qualquer que seja a sua condição e, acima de tudo, lutaremos para garantir a paz, a harmonia e a integridade de todos os envolvidos.

Deixe um comentário