Notícias

SinPsi apoia Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

De 14 a 17 de outubro, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Fórum Pensamento Estratégico (PENSES) e a Faculdade de Ciências Médicas/Pediatria (FCM) promovem o Fórum Construindo Vidas Despatologizadas. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Convenções (CDC), na Universidade Estadual de Campinas, em Barão Geraldo.

O evento, apoiado pelo SinPsi, é gratuito e serão emitidos certificados de participação aos que se inscreverem pelo site.

Patologização

As sociedades ocidentais vivem um processo de patologização em que a diversidade e as diferenças que caracterizam e enriquecem a humanidade estão sendo consideradas como problemas.

O Brasil tem se destacado nas estatísticas como um dos maiores consumidores de substâncias psicoativas legais. Entre 2003 e 2012, o país registrou um aumento de 775% no consumo de Ritalina, medicamento usado no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Questões de diferentes ordens são transformadas em doenças, transtornos ou distúrbios, que passam a ocupar o lugar nos debates de problemas políticos, sociais, culturais e afetivos que afligem a vida das pessoas. 

Discutir os efeitos dessa patologização ou medicalização da vida contemporânea é um dos objetivos deste evento que reunirá médicos, psicólogos e educadores, entre outros profissionais do Brasil e do exterior.

Para mais informações e inscrição, clique aqui.

E para conferir a programação, clique aqui.

Deixe um comentário