Notícias

SinPsi no II Encontro de fortalecimento das Raps em SP

Evento trouxe a importância de debater a questão da saúde mental como atenção primária da saúde

Aconteceu na última quarta-feira (4) o 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Raps do Estado de São Paulo – Um olhar para o cuidado, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. O SinPsi estava presente para debater como é necessário fortalecer cada vez mais a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e como ela deve ser ainda mais integrada aos cuidados básicos da saúde.

O Encontro contou com a presença do secretário estadual de saúde além de representantes do MPs federais e estaduais, Defensoria Pública e de entidades da sociedade civil além de ter uma apresentação musical.

Foi reforçado que a atenção psicossocial deve respeitar a singularidade do usuário para que seja de fato efetiva. Além disso, os debatedores explicaram que a saúde mental também deve fazer parte da atenção primária e que muitos tem a percepção errada de que atenção primária deve ficar restrita a pronto atendimento realizado nas UPAs.

O cuidado também deve ser feito de modo compartilhado com o usuário para também tratar e ouvir temas silenciados pela nossa sociedade como o machismo. A audição de questões de vulnerabilidade social como miséria e violência dentro da população negra e periférica também devem ter uma atenção especial.

Por fim, foi alertado o problema da precarização dos trabalhadores e trabalhadoras da rede e como isso prejudica o atendimento.

O SinPsi estará sempre vigilante e lutará pelo fortalecimento e ampliação das Raps.

Deixe um comentário