Notícias

SinPsi participa de lançamento da Frente Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

No dia 17 de setembro aconteceu o lançamento da Frente Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), das 8h às 17h. O evento fez parte do 16º Encontro Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores da Assistência Social de São Paulo, organizado pelo Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de São Paulo, o FETSuas-SP.

Representando o SinPsi, estiveram a presidenta Fernanda Magano e os diretores Douglas Vincentin, Aline Martins, Vinicius Saldanha e Cintia Vilas Boas (foto).

Pela manhã ocorreram atividades para o andamento da Frente Estadual de Seguridade Social, com encaminhamentos dos fóruns que estão surgindo, tanto de cunho municipais quanto intermunicipais. Também houve encaminhamentos relacionados à questão do próprio Conselho Estadual de Assistência Social e do plano decenal para a Assistência Social. 

À tarde, foi composta mesa ampla, com a ex-secretária do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro, representando a Frente Nacional de Seguridade Social; a socióloga Nayara Teixeira, membro do FETSuas-SP; Leandro Valquer, do Sindsep-SP, representando a Frente em Defesa do SUS; o usuário Daniel Silva, representando o Fórum dos Usuários do SUAS, e demais representatividades.

Na plateia estavam diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo, o SINSSP.

No decorrer dos trabalhos, todos fizeram as devidas considerações sobre a importância da formação da nova Frente.

“Para a conjuntura atual é essencial que criemos essa Frente hoje, pois precisamos garantir as políticas públicas de saúde, Assistência Social e Previdência, todas em risco neste governo golpista. É urgente fazermos enfrentamentos dos desmontes das políticas neste momento”, afirmou Fernanda Magano.

Em seguida, Fernanda mediou nova mesa, dessa vez com Aldaíza Spozatti, assistente social e professora da PUC, e Ieda Castro. Após uma série de considerações, tirou-se o Plano de Lutas para a organização da Frente recém-lançada. 

“Identificamos que é preciso aproximar mais entidades, criar um calendário de intervenções. Também viabilizamos a possibilidade de fazer um acompanhamento das ações, para garantia dos direitos dos usuários da Assistência Social”, explicou Fernanda.

O “Fica SUAS e Fora Temer” foi o primeiro ato público da Frente Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, que aconteceu logo no domingo, dia 18, incorporado ao grande ato “Fora Temer”, na Av. Paulista. 

“Reafirmamos ser fundamental que as ações aconteçam após decisão conjunta com os usuários do SUAS, para garantir o protagonismo deles e o respeito às demandas que são de fato deles”, concluiu a presidenta do SinPsi.

Deixe um comentário