Notícias

SinPsi presente no Congresso sobre Psicologia do Tráfego

Sindicato participou do XIII Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego, em Brasília

O sindicato dos Psicólogos do estado de São Paulo (SinPsi) esteve presente ao XIII Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e II Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego em Brasília entre os dias 12 a 15 de Setembro de 2019, organizado pela Associação Brasileira de Medicina (Abramet) e pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit).

Em primeiro lugar, gostaríamos de esclarecer porque essa associação se refere a psicologia do trânsito, como definida nossa área de atuação, por psicologia do tráfego.

Desde 2010 o SinPsi tem reunido a categoria de São Paulo para discussão a atuação, aprimoramento e ampliação de nossa área de trabalho dentro da psicologia trânsito. Pois bem, a Abrapisit, entidade criada no Sul do País e com algumas federadas em outros estados vai além, tem como propósito utilizando o nome psicologia do Tráfego, ampliar a prática dos peritos em trânsito para o campo marítimo, aéreo e terrestre. Esse tema foi bastante discutido nesse evento, inclusive com a palestra de psicóloga da área da aviação.

Tivemos como presente a participação de Leandro Karnal que fez toda sua fala em função da ética e trânsito trazendo um momento especial e reflexivo.

Um dos temas discutidos durante o Congresso foi p PL 3267/2019, que não dá a importância devida aos médicos e psicólogos do trânsito como peritos e especialistas nessa área, preservando a vida nas cidades. O PL propõe o atendimento pelo SUS por qualquer profissional médico e psicólogo e sugere modificações no código de transito que vão na contramão dá vida, causando impactos desastrosos no sistema nacional de trânsito, como o aumento de pontos na carteira para suspensão e cassação, o aumento na validade das avaliações pericias de 5 para 10 anos, não obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças e outros temas polêmicos.

As apresentações de médicos e psicólogos defenderam as especificidades, maior qualidade e o modelo ideal da nossa atuação, com propostas de manter as clínicas credenciadas ao Detran com equipamentos exclusivos e a obrigatoriedade da realização da avaliação pericial Médica e psicológica por especialistas titulados em trânsito/tráfego. Para obtenção e reavaliação da CNH. Palestras abordaram ponto a ponto do PL e seus impactos.

Infelizmente não tivemos a presença dos representantes do Denatran, como previsto. Tivemos participações de médicos reconhecidos pela categoria médica e psicólogos da área da psicologia do trânsito e avaliação psicológica como Fabian Rueda, Fabio de Cristo, Renan Soares, Janaína Santana, Ana Paula Noronha, Andrea dos santos Nascimento, bem como a presidente da Abrapsit Patricia Sandri e a diretora cientifica Juliana Guimarães e outros tantos colegas. As falas nos fizeram repensar a abrangência da nossa área, visto o número excessivo de vítimas de trânsito; o desconhecimento da sociedade sobre o nosso trabalho, a importância da educação para o trânsito ser implantada como política pública, tornando nosso trabalho preventivo, projetos de cidades ideais, o uso de equipamentos de segurança, a automação que permeia  o futuro próximo, as cidades com cada vez mais uso de bikes e patinetes e as suas regulamentações adequadas.

Frederico Pierot, atual presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran) e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP) fez uma fala sobre educação como prevenção e os impactos na saúde.

O Congresso proporcionou a apresentação de trabalhos sobre psicologia, acidentes, cidade ideal, resoluções, legislação de trânsito e a necessidade de mudanças no que se diz respeito ao condutor que mata no trânsito.

Por fim a riqueza dos temas com a participação de profissionais engajados, a proposta de uma cidade segura e a diversidade de atores do sistema trânsito nesse evento nos faz pensar na união de forças para  uma mudança no olhar de um trânsito seguro, mobilidade urbana e no conceito de sociedade ética.

Parabéns Abrapist, Abramet e Focotran por essa construção.

Deixe um comentário