Notícias

SITRAEMFA promove Seminário sobre Socioeducação dia 20

No próximo dia 20, acontece o I° Seminário de Reconhecimento dos Trabalhadores (as) que executam a socioeducação no Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), das 8h às 19h. O objetivo é discutir a Socioeducação no Estado de São Paulo, provocando a compreensão e desmistificação da socioeducação, a aproximação dos trabalhadores das equipes multiprofissionais das medidas socioeducativas de internação/semiliberdade e liberdade assistida e a interface com a sociedade.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sec.geral@sitraemfa.org.br ou clicando aqui.

Confira a programação.

8:00
Recepção e Acolhimento, café de boas vindas, com a direção do SITRAEMFA.
Coordenação da mesa: Angela Aparecida dos Santos, psicóloga na Fundação CASA/SP, especialista em Coordenação de Grupo Pichon Rivieri.

9:00
Abertura: Aldo Damião Antonio, presidente do SITRAEMFA, e Maria Aparecida Nery, vice-presidente  do SITRAEMFA, com apresentação da Direção.

9:20
“Trajetoria do GT – Grupo Trabalho de Pedagogia/SITRAEMFA”
Enivaldo Silva de Lima, jornalista, sociólogo, agente educacional da Fundação CASA.

9:50
“Trabalho na área sociojurídica: entre o desgaste que leva ao adoecimento e a conquista de direitos”
Dra. Elisabete Borgianni, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, assistente social – Tribunal de Justiça/SP, Presidenta – CEFSS – Conselho Federal de Serviço Social, (gestão 2005 – 2008), Presidenta da AASPTJ – Associação de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça/SP (gestão 2013-2017).

10:20
“O papel do judiciário na fiscalização e execução das medidas socioeducativas”
Dr. Antonio Carlos Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, professor de Direito Humanos da PUC/SP, conselheiro do IASP, presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, vice-diretor comunitário da FEA e Direito da PUC/SP, Voluntário na área da saúde, foi advogado por 20 anos, além de ter exercido o cargo de Conselheiro da OAB e da AASP.

10:50
Fundação CASA, Psicologia e Socioeducação: retratos da contradição, como superá-los no cotidiano?”
Fernanda Lou Sans Magano, Psicóloga da Secretaria de Administração Penitenciária, Conselheira do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Presidenta da FENAPSI – Federação Nacional de Psicologia, Dirigente Sindical do SinPsi – Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo.

11:20
“Amor e Ódio na Fundação CASA, a partir de seus diferentes atores”
Professor Dr. Roberto da Silva, Pedagogo (UFMT, 1993), Mestre (USP, 1998), Doutor (USP, 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia  da Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação.
É o editor da Coleção Pedagogia Social junto à Editora Expressão e Arte e participa do Conselho Editorial da Revista de Ciências da Educação (UNISAL) e de Cadernos de Pedagogia Social (Portugal). Organiza o Mestrado em Educação (MINTER Internacional em Angola) e convênios com Angola, Argentina e Alemanha. Organizou os Congressos Internacionais de Pedagogia Social (2006, 2008, 2010 e 2012) e as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social (16ª edição).
Orientou 25 trabalho de Iniciação Científica, 2 Trabalhos de Conclusão de Curso e 10 dissertações de Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Recebeu 9 prêmios e 2 homenagens.Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação em espaços não escolares, especialmente, abrigos, unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penitenciários. Coordena o GEPÊ Privação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade. Em Abril de 2010 foi eleito o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Social (ABRAPSocial). 

11:50
Mesa de debates

13:30
Almoço

14:30
Coordenação da Mesa: Regislaine Katia da Silva Formada em  Educação Física e Pedagogia,  Agente Educacional da Fundação CASA.
“A Seguridade na Socioeducação e Reinserção Social”
Hélcio Aparecido Marcelino, Dirigente Sindical SindSAÚDE – SP Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo, Presidente da FTSS – Federação de Trabalhadores da Seguridade Social do Estado de São Paulo;

15:00
“Sistema Nacional de Atendiemento Socioeducativo – SINASE”
Claudio Augusto Vieira da Silva, Coordenador Nacional do SINASE – Presidência da República

15:50
“O agente de apoio socioeducativo da Fundação CASA, frente aos desafios do SINASE”
Dr. Edson Brito, Advogado, Especialista em Direito Civil, Pôs Graduando em Direito do Trabalho, 19 anos como socioeducador na Fundação CASA/SP, autor da tese: “Tatuagem de Cadeia em Criança e Adolescente do Estado de São Paulo: A marca da exclusão social”, Diretor Jurídico do SITRAEMFA.

16:30
“Conselho Gestor, experiência de atuação no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – CASA Novo Horizonte – Guaianazes/SP”
Geraldo de Sá, membro titular do Conselho Gestor da Casa Novo Horizonte, presidente da Associação de Moradores do Jardim São Paulo II e Adjacências, membro do Conselho Participativo Municipal de Guaianazes, membro do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Guaianazes, Metalúrtgico aposentado.

17:00
“Famílias, comunidades e medidas socioeducativas: a construção dos espaços compartilhados”
Dr.Celso Takashi Yokomiso, Doutor em Psicologia Social pelo Iinstituto de Psicologia da USP. mestre em Psicologia Social pelo IP-USP (2007). Graduado pelo Instituto e Psicologia da USP (2000). Membro do Laboratório de Pesquisas em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso) do IP-USP. Pesquisa medidas socioeducativas desde 2002, psicólogo na Fundação CASA;

17:40
Mesa de Debates

18:40
Encerramento pelo presidente do SITRAEMFA, Aldo Damião e pela vice-presidente do SITRAEMFA, Maria Aparecida Nery

19:00
Café de Encerramento

Serviço

DATA: 20/9/2014  (sábado)

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo – SP – sala Paulo Kobayashi

Horário: de 8:00 às 19:00

Deixe um comentário