Em destaque

Sofrimento à flor da pele

Live que acontece nesta quinta, 3, debate as formas de enfrentamento ao sofrimento psíquico que a população negra é submetida diariamente

Com informações de SUSConecta

Se você é branco/branca, imagine por um segundo acordar todas as manhãs e saber que a qualquer hora daquele dia você pode sofrer alguma violência por conta de cor da sua pele. Se você é negra/negro, sabe muito bem o que é isso.

Para refletir sobre essa e outras questões, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nesta quinta, 3, às 16h, a roda de conversa “Racismo, desigualdades sociais e repercussões nos sofrimentos psíquicos da população negra”, que faz parte da “Ocupação Preta: Rodas Virtuais sobre Equidade e Saúde”. O evento é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Promoção das Políticas de Equidade (Cippe/CNS) e terá transmissão no Facebook e Youtube do Conselho.

Segundo as realizadoras, o objetivo é abordar as principais pautas que vulnerabilizam a saúde mental e física da população negra no Brasil, vista por especialistas de várias áres.

Com mediação de Cinthia Vilas Boas, integrante da Cippe/CNS e vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos de SP, o evento conta com as participações de: Altamira Simões, psicóloga, conselheira nacional de Saúde, coordenadora da Cippe e representante da Rede Lai Lai Apejo; Débora Santos, representante da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Geovanny Silva, representante do Movimento Negro Unificado (MNU); Ingrid Freitas, representante da Escola Livre de Redução de Danos; Rafaela Queiroz, representante da Rede Jovem Rio+; e Ruimar Batista, representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Cinthia, que também faz parte do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, em Campinas, espera que o debate incentive as pessoas a refletirem por que se deve olhar para a dimensão racial ao pensar em cuidados com a saúde da população.

Related Posts

Deixe um comentário