Notícias

Subsidiar frutas e vegetais pode reduzir gastos com a saúde pública e salvar vidas

Incentivo à alimentação saudável pode prevenir 3,28 milhões de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco, e 620 mil mortes.

Pesquisa foi feita nos Estados Unidos, mas impacto pode ser semelhante no Brasil, afirma professor brasileiro que colaborou com o estudo

Subsidiar frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis para usuários dos sistemas de saúde pública estadunidense poderia prever milhões de casos de doenças e mortes, bem como salvar bilhões de dólares nos custos com a saúde. A conclusão é do estudo “custo-efetividade dos incentivos financeiros na melhora da dieta e saúde através de Medicare e Medicaid”, publicado em 19 de março na revista médica Plos Medicine por pesquisadores da Universidade de Tufts.

Medicare é uma espécie de sistema de saúde público estadunidense para pessoas de baixa renda, enquanto que o Medicaid é para pessoas com mais de 65 anos.

Cesta natural é o remédio
Os pesquisadores analisaram os efeitos de dois cenários: no primeiro, 30% dos custos de frutas e vegetais seriam cobertos pelos sistemas Medicare e Medicaid. No segundo, 30% de frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis como grãos integrais e frutos do mar seriam cobertos.

Um dos autores do estudo é o cardiologista Thiago de Souza Veiga Jardim, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele explica que quando se faz intervenções financeiras para direcionar o consumo de alimentos mais saudáveis, o resultado é a diminuição de doenças. “Melhora a saúde da população e ainda que você esteja pagando por isso, você pode considerar o custo efetivo vantajoso do ponto de vista econômico”, ressalta.

Ao incorporar dados como demografia socioeconômica e fatores de risco de saúde de pessoas usuárias de Medicare e Medicaid, foi observado que se o preço da comida caísse ou fosse subsidiado, os hábitos de compras das pessoas também mudariam, passariam a comer de forma mais saudável.

Subsídios Menos doenças cardiovasculares em milhão Menos casos de diabetes em mil Mortes evitadas em mil
Frutas e vegetais 1,93 0 350
Frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis 3,28 120 620
O estudo concluiu que, ao subsidiar frutas e vegetais, se previne 1,93 milhão de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco, e 350 mil mortes nestas condições. Caso frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis fossem subsidiados, seriam prevenidos 3,28 milhões de eventos cardiovasculares, 620 mil mortes e 120 mil casos de diabetes.

Incentivo à saúde e economia
Thiago Jardim explica que “existe uma estimativa de 550 dólares por ano de gasto a mais, para quem tiver uma alimentação saudável”. Em contrapartida, “há uma redução de doenças e de custos com os cuidados com a saúde de um modo geral”

O programa de frutas e vegetais significaria uma economia de cerca de 40 bilhões de dólares nos custos com a saúde anualmente; caso o subsídio também alcançasse outros alimentos saudáveis, poderia economizar 100 bilhões de dólares por ano.

Um outro estudo do mesmo projeto, relacionado a pessoas beneficiadas pelo cartão do Programa de Assistência de Suplementação Nutricional (SNAP), bonificou quem gastou com alimentos saudáveis e obteve o mesmo resultado de custo-efetivo.

Pessoas sem renda ou de baixa renda têm direito ao Cartão SNAP. “Com o cartão do SNAP, a pessoa recebe, por exemplo, 100 dólares pra gastar com o tipo de comida que quiser. Se comprar só comida saudável, no mês seguinte teria 110 dólares. Por outro lado, se ele só compra produtos como refrigerantes e alimentos adoçados, no mês seguinte ele teria 90 dólares. O que percebemos é que incentivando a alimentação saudável, as pessoas se alimentam melhor”, diz o professor da UFG.

Se os estudos foram implementados, há uma chance real de, no futuro, estadunidenses irem ao médico, saírem de lá com uma receita de alimentos e o sistema de saúde pagando parte deles.

Impacto poderia ser o mesmo no Brasil
Ainda não há recursos financeiros para esse tipo de pesquisa no Brasil. Segundo Thiago Jardim, entretanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está pleiteando fomentos, junto à Câmara dos Deputados, para que se consiga reduzir custos dos tratamentos com doenças cardiopáticas no país.

O impacto da alimentação saudável subsidiada no Brasil poderia ser semelhante ao obtido nos Estados Unidos, já que a “prevalência de doenças e alimentar está ficando muito parecida com a dos Estados Unidos”, esclarece o pesquisador.

Segundo ele, ainda que o custo da saúde nos EUA seja muito maior do que no Brasil, o benefício será bastante similar.

Deixe um comentário