Em destaque, Notícias

11º Congresso Nacional de Psicologia acontece em tempos de pandemia e pandemônio

Por Norian Segatto

Até domingo, 5 de junho, acontece em Brasília o 11º Congresso Nacional de Psicologia, evento marcado pelo “impacto psicossocial da pandemia – desafios da psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”. Na mesa de abertura, no dia 2.jun, representantes de várias entidades enfatizaram o histórico momento que o pais vive, tanto pelas proporções da pandemia, quanto pelo descalabro do governo fascista e autoritário de Jair Bolsonaro.

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, representando o Conselho Nacional de Saúde e a Fenapsi (Federação Nacional das/os Psicólogos) fez parte da mesa de abertura; em sua fala enfatizou a importância da Psicologia e seus profissionais no atual contexto brasileiro, destacou o fato de as duas entidades nacionais da categoria, o Conselho Federal de Psicologia e a Fenapsi, estarem representadas no CNS e o compromisso de lutar por mudanças na sociedade, lembrando a eleição que ocorre no segundo semestre.

Fernanda também alertou sobre o risco que a 5ª Conferência de Saúde Mental corre, por conta do boicote do governo federal, que se nega a financiar o evento. “A Conferência é pela democracia antimanicomial e este governo não quer financiar porque defende as comunidades terapêuticas e tudo o que nós somos contra”, afirmou, informando, também, que no dia 5 de agosto acontece em São Paulo a conferência livre de saúde, com a presença do ex-presidente Lula.

Fernanda concluiu sua fala chamando as/os delegadas/os do Congresso para um ato pela jornada de 30 horas, que recentemente foi retirada da pauta de discussão da Comissão do Trabalho da Câmara Federal. O ato ocorreu na tarde da sexta-feira. Confira, abaixo, a íntegra da intervenção de Fernanda na abertura do Congresso.

Ainda durante o evento de abertura, a presidente do CFP, Ana Sandra Arcoverde, lembrou que o Congresso acontece dias depois do assassinato de Genivaldo de Jesus por integrantes da Polícia Rodoviária Federal. Genivaldo tinha problemas de saúde mental e foi brutalmente morto em uma câmara de gás improvisada no carro da PRF.

Acompanhe a continuidade do Congresso

A sexta-feira foi dedicada a discussões em grupo sobre as teses apresentadas. Durante o sábado acontecem as plenárias, que podem ser acompanhadas online pelos links abaixo. No domingo acontece a plenária final.

Sábado (4) – Plenárias
Manhã – https://www.youtube.com/watch?v=bcc9qCL-SYM
Tarde – https://www.youtube.com/watch?v=ogRwQFbPv-A

Domingo (5) – Plenárias e Comissão Eleitoral
Manhã – https://www.youtube.com/watch?v=FdqhM90Rzfk
Tarde – https://www.youtube.com/watch?v=Di56Y21tHC0

Related Posts