Notícias

17ª Conferência Municipal da Saúde abordou qualidade e eficiência do SUS na cidade de São Paulo

A 17ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo aconteceu de 2 a 5 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) junto ao Conselho Municipal da Saúde, contou com a participação de mais de 1200 pessoas.

Com o tema central “SUS com qualidade e eficiência, um compromisso de toda a cidade”, a 17ª Conferência abordou os seguintes eixos: Efetiva implementação do SUS 100% com qualidade, acesso e acolhimento na atenção básica, médica e alta complexidade; Participação no controle social como cidadania; Gestão SUS: financiamento, modelo de gestão, sistema de saúde do trabalhador, educação em saúde e política de recursos humanos; Políticas de Saúde da mulher e do homem como acesso, acolhimento e humanização.

Também houve três mesas temáticas com a V Conferência Municipal de DST/HIV/Aids, III Conferência Municipal de Saúde Mental e III Conferência Municipal de Saúde da População Negra.

Para o Secretario Municipal da Saúde, José de Filippi Jr., os delegados habilitados na Conferência possuem papel importante, já que representam a população e colaboram com o aprimoramento, princípios e diretrizes do SUS da cidade.

“Sabemos que a Saúde possui muitos desafios e, por isso, é preciso estar em constante aperfeiçoamento”, disse.

Ainda segundo Filippi, a Rede de Atenção Básica foi discutida em caráter excepcional, priorizado o atendimento integral por meio do conceito de Unidade Básica de Saúde Integral, modelo que oferece outras opções de acolhimento à população do modelo tradicional.

Espaço democrático

De acordo com Lourdes Estevão, da comissão organizadora do evento, a Conferência “foi um momento extremamente importante para a população ser ouvida de uma forma democrática, expondo suas opiniões e apontando melhorias para o Sistema de Saúde em geral”.

Para Pedro Montaldi Gava, da gestão do evento, a Conferência efetivou a democracia para construir uma política adequada para o município, “com espaço para solidificar na prática as propostas de todos os segmentos – trabalhador, usuário e gestão”.

“A forma de participação popular na conferência é fundamental para o conceito e construção social no setor da Saúde em todos os níveis, principalmente no controle financeiro e orçamentário”, disse o usuário Antônio Rotigliano.

Pré-Conferências

As Pré-Conferências ocorreram nos dias 25 e 31 de agosto e 1º de setembro, por subprefeitura, e contaram com a participação de cinco mil pessoas, entre moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no município. Ao todo, foram 1.217 delegados habilitados, divididos em quantidade proporcional à população de cada subprefeitura.

Deixe um comentário