Em destaque, Notícias

#3 PODSIN conversa com Sônia Barros sobre saúde mental e questões de raça e gênero

No dia 16 de novembro de 2022, Sônia Barros viu seu trabalho de décadas em defesa de uma saúde mental inclusiva, ser reconhecida nacionalmente com a entrega, pela Câmara dos Deputados, do prêmio Nise da Silveira. A professora Sônia Barros é a entrevistada do terceiro episódio de PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade, uma produção do SinPsi em comemoração aos 50 anos de sua fundação.

Sônia tem um vasto currículo profissional, é doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, professora titular pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP e, atualmente, professora sênior no Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordena o grupo de pesquisa Enfermagem e Políticas e Práticas de Saúde Mental, e o Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Associação Brasileira de Enfermagem (DEPSM /ABEn), é membro da Diretoria do Capitulo Brasileiro da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial, (WAPR, Brasil). Coordenou o Censo Psicossocial dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de SP com o recorte racial.

Nesta conversa ela fala sobre sua pesquisa no campo da saúde mental com esse recorte racial e de gênero, apontando que crianças e adolescentes negros são grandes vítimas da discriminação do sistema de saúde no Brasil. Sônia também conta um pouco de sua trajetória, do estrago feito pelo governo anterior – que denomina de “inominável” – e dos desafios para ela como profissional de saúde, e para a sociedade, com o novo governo Lula, do qual ela se diz otimista em relação às primeiras medidas tomadas, mas adverte para os riscos de continuar atrelando os cuidados da saúde mental às comunidades terapêuticas.

Confira abaixo a íntegra da entrevista, inscreva-se no canal do SinPsi no Youtube para acompanhar as próximas conversas e siga o sindicato pelas redes sociais.

Related Posts