Em destaque, Notícias

#6 PodSin: descriminalização das drogas e trabalho infantil no tráfico

O podcast do SinPsi agora está disponível também na plataforma Spotify

Por Norian Segatto

A Convenção 182 da OIT – Organização Internacional do Trabalho – estabelece que o recrutamento de crianças e adolescentes para o tráfico de drogas está entre as piores formas de trabalho da humanidade. No Brasil, essa realidade atinge significativa parcela da juventude, atraída pela possibilidade de ganhos financeiros, empoderamento e senso de pertencimento social, diante do fracasso do Estado, principalmente nas periferias das grandes capitais.

No sexto episódio de PodSin, diálogos da Psicologia com a sociedade, o tema é abordado pelo psicólogo Vinícius Saldanha e o arte educador Rodrigo Smul, que falam de seu trabalho com medidas socioeducativas e crianças e adolescentes recrutadas para trabalhar no tráfico, como enfrentar essa situação, o papel da arte e da cultura e a proposta de descriminalização das drogas.

Vinícius Saldanha

Vinícius Saldanha foi diretor de Formação do SinPsi e desde que se formou em Psicologia atua com medidas socioeducativas e ressocialização de jovens, sua tese de mestrado versa sobre a descriminalização das drogas como forma de melhor combater esse grave problema social. Para ele, manter as drogas na ilegalidade é o pior caminho, tanto na questão da saúde pública como da segurança.

Smul com seu livro Pomba Branca: diários da Fundação Casa

Rodrigo Smul é grafiteiro, artista visual, realiza oficinas de arte educação e trabalhou por seis anos na Fundação Casa; de lá trouxe muita experiência e um livro no qual conta as experiências dos adolescentes da Fundação.

PodSin no Spotify

A partir de agora, o PodSin pode ser acessado diretamente pelo Spotify, lá você encontra todos os seis episódios já produzidos e os próximos que irão ao ar. Eles também estão disponíveis no canal do YouTube do Sindicato.

PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do SINPSI – Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas da atualidade, direta ou indiretamente ligados à psicologia e aos processos transformadores.

Acesse os episódios diretamente pelo Spotify

Related Posts