O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou em 14.jun o Projeto Integra – articular políticas públicas para fortalecer o direito à Saúde. Além do CNS, a iniciativa conta com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo da iniciativa é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.
O lançamento do programa contou com a presença do presidente do CNS, Fernando Pigatto, Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e de Silvana Nair Leite, coordenadora geral da ENF.
Ao todo, 300 participantes de todos os estados serão selecionados. Em seguida, irá ser constituída uma rede de lideranças para contribuir com a construção de melhores condições nacionais para o enfrentamento dos problemas de saúde, em especial os gerados pela pandemia de Covid-19.
“O objetivo é desenvolver ações que buscam promover a atuação em processos de democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e da participação da população nas políticas de saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde, tendo em vista o fortalecimento do controle social”, ressaltou Fernando Pigatto durante o lançamento do projeto.
Clique aqui para mais informações e inscrições.
__________
Foto de destaque: Fernanda Ferreira