Notícias

Amanhã, 6 de abril, a Saúde vai se reunir em defesa da democracia

O SinPsi convoca toda a categoria para o ato público “Saúde em defesa da democracia: sem democracia não tem SUS”, que acontece nesta quarta-feira, 6 de abril, às 18h, na Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – perto da estação Clínicas de metrô).

Clique aqui e confirme sua presença no evento criado no Facebook.

O sistema de proteção social e o SUS são conquistas constitucionais forjadas na luta social pela redução das desigualdades e melhoria das condições de vida. O movimento da reforma sanitária tem atuado no sentido de ampliar o financiamento do SUS e o acesso aos serviços públicos de saúde, produzindo cuidado em rede que aposte na vida e na liberdade para todos.

Reafirmamos nossa defesa radical da vida e da saúde publica, que passa pela defesa das instituições republicanas e combate à corrupção, mas que só são possíveis e só tem sentido em regimes democráticos, de liberdade e de tolerância.

Saúde pública pela democracia!

Democracia pela saúde pública!

MANIFESTO DA SAÚDE

A SAÚDE EM DEFESA DA DEMOCRACIA – NÃO AO GOLPE !!!

Nós, militantes da saúde (usuários, gestores, trabalhadores, dirigentes de entidades de trabalhadores, docentes, pesquisadores, residentes, estudantes, conselheiros e ativistas de movimentos populares da saúde), que dedicamos nossas vidas nas últimas décadas ao processo de construção e implementação do Sistema Único de Saúde, a partir da visão de que a saúde é um direito social, de cidadania e, portanto, um dever do Estado, manifestamos o nosso repúdio a qualquer tentativa de impeachment de uma presidenta eleita pelo voto popular descumprindo o estabelecido na Constituição.

O impedimento de quem galgou o posto de presidenta da República sem que tenha cometido crime de responsabilidade, devidamente comprovado, é GOLPE. Golpe também sobre os avanços democráticos, na atenção universal e gratuita representados pelo SUS.

Compreendemos que a promoção, a produção da saúde e o enfrentamento dos determinantes sociais, que possam garantir vida com mais qualidade e saúde para a nossa população, são indissociáveis da garantia de direitos sociais e da democracia, conquistados com muita luta e ameaçados. Aqueles que não obtiveram aprovação nas urnas e que se associam aos interesses de empresários e financistas inescrupulosos, setores do judiciário e da mídia, mancomunados para produzir atalhos que poderão escrever, se tiverem êxitos, uma história de trevas e atraso para o nosso país.

Nós, que prezamos e lutamos pela democracia, não podemos aceitar essa afronta ao Estado Democrático de Direito.

Saúde, democracia e cidadania em nosso país foram conquistas estabelecidas no contexto da luta política pela redemocratização. Também execramos a corrupção e esperamos que o país seja passado a limpo. Todos que cometeram ilícitos – mas todos mesmo – devem ser investigados e punidos, dando-lhes o direito de responderem as acusações respeitado o devido processo legal. Não vamos permitir retrocessos. Conclamamos todos os democratas a se unirem na luta pela democracia e contra o golpe.

Repudiamos também o clima de ódio fomentado. Se nos calarmos diante desta ilegalidade democrática, estaremos nos calando diante da intolerância com o desigual, diante da violência contra a comunidade LGBTT, mulheres, negros periféricos. Respeito à diferença coerente com os princípios do SUS como a equidade.

O SUS sofre há muitos anos com ataques constantes dos mesmos setores da mídia que apoiam hoje o golpe. Uma política pública ameaçada de ampliar seu desfinanciamento com a agenda apresentada por grupos golpistas, com graves consequências à universalidade, integralidade e equidade.

Só existe SUS na democracia!

Saúde é luta!!!

Não vai ter golpe!!!

Deixe um comentário