Notícias

Personagem do TRT-2 ajuda cidadão e cidadã a compreenderem os direitos trabalhistas

Com o intuito de colaborar com a disseminação de informações sobre direitos do trabalho à população, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região desenvolve, desde janeiro, o projeto “Justina – A vida de uma trabalhadora como você”. Usando como plataforma uma página no Facebook (facebook.com/Justinatrt2) inteiramente dedicada à personagem, o projeto tem como objetivo explicar os direitos trabalhistas aos cidadãos, de modo simples e objetivo. 

Ao longo de 2016, Justina passará por várias etapas da vida, pessoal e profissional. A personagem começou sua trajetória como aprendiz em uma empresa, aos 15 anos, e encerra, na próxima semana, uma etapa como estagiária, partindo em busca de sua primeira experiência como trabalhadora celetista – fase que lhe garante proximidade com a maior parte dos trabalhadores brasileiros.

Acompanhando a trajetória profissional de Justina, os internautas poderão verificar as dúvidas da personagem relacionadas ao direito do trabalho, que serão sanadas pelo TRT-2. Isso porque a página de Justina interage com a página do Tribunal, que aplica o direito do trabalho em cada fase profissional da protagonista. Todo o conteúdo explicativo passa por revisão de magistrados do Regional. 

Ao todo, serão mais de 50 dicas sobre direito do trabalho, uma por semana. “A intenção é abordar as mais diversas etapas da trajetória profissional de uma pessoa, conseguindo atingir adolescentes, jovens e adultos, de modo a trazer dicas sobre o direito do trabalho tanto para trabalhadores como para empregadores”, explica a desembargadora Silvia Devonald, presidente do TRT-2. 

Justina Labor da Silva

Com o objetivo de abordar de forma simples e objetiva os direitos e deveres de empregados e empregadores, Justina Labor da Silva é uma personagem criada pelo TRT-2. Ao longo do ano de 2016, a jovem passará pelas mais diversas etapas de uma trajetória profissional.

Justina tem uma página própria no Facebook. Clique aqui e veja. Pelas experiências, dúvidas e indagações de Justina, a página do TRT-2 interage com a personagem. Assim, Justina vai “crescendo” e vivenciando experiências profissionais novas. Junto a isso, surgem novas dúvidas, assim como acontece com todo o trabalhador. Todas as dúvidas e respostas do Tribunal podem ser acessadas na página da personagem.

SinPsi adere

O SinPsi, reconhecendo a importância de conscientizar tod@s @s trabalhador@s da Psicologia nesse momento de conjuntura política em crise, com direitos trabalhistas ameaçados pelo Congresso, apoia a campanha do TRT-2 e abraça a Justina.

“É uma ótima iniciativa! Já afixamos os cartazes da Justina nas dependências do sindicato e estamos abertos a qualquer esclarecimentos para a categoria. A Psicologia tem características elitistas em sua origem, o que impede muitas vezes que o psicólogo e a psicóloga se reconheçam como trabalhadores com direitos garantidos em lei. Mas temos um jurídico pronto para o diálogo e orientações devidas”, afirma Rogério Giannini, presidente do SinPsi.

Deixe um comentário