Notícias

Atenção, psicólog@s da prefeitura de Itu: reunião nesta sexta, contra a retirada de direitos

O SinPsi convoca a todos os psicólogos e psicólogas da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Itu para reunião extraordinária nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, às 14h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região (Rua Euclides da Cunha, 127 – esquina com Rua do Patrocínio, Centro de Itu).

A proposta é defender os interesses da categoria frente à movimentação promovida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Itu (SISMI), que pretende, segundo comunicado oficial, propor alterações na Lei Municipal 11.175/10, o Estatuto do Servidor Municipal de Itu. Como diz o comunicado, o SISMI discutirá, a partir de um grupo formado por diretores do Sindicato, o mencionado Estatuto, levantará propostas de alteração e as entregará diretamente ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.

O SinPsi considera tal feito um desrespeito à categoria, uma vez que, nesse processo de alteração do Estatuto proposto pelo SISMI, a parte mais interessada – trabalhadores e trabalhadoras – não participará do processo de discussão e elaboração de propostas. Isso fere um princípio básico do sindicalismo, que é o de criar condições para que trabalhadores e trabalhadoras sejam protagonistas na luta por direitos.

Não ouvindo @s trabalhador@s, dificilmente ocorrerão mudanças que contemplem as necessidades desses, afinal, são ess@s que têm propriedade para discutir e propor a partir do que vivenciam em seus cotidianos de trabalho. Além disso, há um grande risco de retrocessos, ao se desconsiderar a possibilidade de @s trabalhador@s se manifestarem pela preservação de direitos já adquiridos. Cabe lembrar que mudanças em Estatutos no âmbito do Funcionalismo Público que não contemplam a mobilização d@s trabalhador@s. Comumente têm predominância de retirada de direitos. 

Sua presença, psicólogo e psicóloga da Administração Municipal de Itu, é de suma importância!

Deixe um comentário