Em destaque, Notícias

Audiência na Alesp debate profissionais de saúde e assistência na lei orgânica da polícia penal

Por Norian Segatto

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou no dia 10.ago.23, audiência pública para dar visibilidade ao Manifesto pela Inclusão das carreiras de saúde e assistência na Lei Orgânica da Polícia Penal do Estado de São Paulo. A sessão foi requerida pela deputada Monica Seixas, do Movimento Pretas (Psol).

A diretora do SinPsi, Fernanda Magano, que atua há mais de 30 anos no sistema prisional, explicou como está a situação atual dos servidores de saúde e assistência, que não dispõem sequer de um plano de carreiras e a necessidade de valorização desses profissionais visando a busca da reintegração social dos detentos/as. “Não faz sentido criar uma lei orgânica para a polícia penal e excluir as outras carreiras que fazem parte do sistema prisional, principalmente as carreiras de saúde… Isso é até um ato de emburrecimento, porque endurecer o sistema penal só valorizando as carreiras de segurança, cria mais atritos, mais tensões, crescimento das ações do crime organizado. Se formos criando mecanismos de assistência, de acolhimento e cuidado, vai se criando outros espaços naquele ambiente intramuros para criar perspectivas de retorno à sociedade”, afirmou Fernanda.

Ao final da audiência foi lançado um abaixo-assinado pedindo a inclusão das chamadas “atividades meio” na Lei Orgânica. Clique aqui para acessar o formulário do abaixo-assinado.

Confira a intervenção de Fernanda Magano durante o evento:

Related Posts