Notícias

Câmara de Piracicaba faz moção pela jornada de 30 horas de psicólogas (os)

Um mês depois de o PL das 30 horas ter sido aprovado, com unanimidade, na última Comissão da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), entramos em um período de espera. Aguardamos o prazo regimental de cinco sessões ordinárias para ir à sanção presidencial – sendo que uma sessão já aconteceu.

Neste período pode haver pedido de recurso para que o PL seja levado ao plenário, caso haja recolhimento de 53 assinaturas de deputados. Enquanto isso, o SinPsi segue mobilizado, com um manifesto no site (clique aqui e envie já) direcionado aos deputados líderes de bancadas, pedindo que eles impeçam as assinaturas.

Enquanto aguardamos o prazo regimental, muitos psicólogos do interior têm procurado o sindicato, interessados em provocar mobilizações em suas cidades. É interessante procurar vereadores que possam promover mobilizações, como foi o caso do vereador de Piracicaba, Ronaldo Moschini da Silva, que escreveu moção de apoio ao Projeto de Lei 3.338/08, em junho passado.

A moção foi distribuída pela Câmara de Vereadores de Piracicaba e recebeu 22 assinaturas. Para o presidente do SinPsi, Rogério Giannini, esse tipo de mobilização entre vereadores tem suma importância:

“É de suma relevância que psicólogos e psicólogas façam contato com as câmaras de seus municípios ou falem diretamente com vereadores e deputados a quem tiverem acesso. Isso faz com que percebam que a categoria é politizada e está mobilizada. Tomem como exemplo a moção de Piracicaba e criem mobilizações pelas 30 horas em suas cidades!”, convoca o presidente do SinPsi.

Procure o vereador em que você votou na última eleição, converse com ele, mande e-mail. Procure grupos sociais locais que tenham causas apoiadas pela Psicologia, como a causa antimanicomial, a causa que trata da questão de álcool e drogas e a causa contra a patologização da vida, por exemplo.

Veja na íntegra a moção de apoio da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, aqui e aqui.

Deixe um comentário